plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cientistas do Brasil e astronauta da Nasa pedalam mil quilômetros da Transamazônica

Dois cientistas e um astronauta americano encerram nesta terça-feira (26), no Amazonas, uma aventura de mais de mil quilômetros sobre bicicletas pela rodovia Transamazônica, que cruza a Amazônia de leste a oeste. Osvaldo Stella e Paulo Moutinho, pesquisa

Dois cientistas e um astronauta americano encerram nesta terça-feira (26), no Amazonas, uma aventura de mais de mil quilômetros sobre bicicletas pela rodovia Transamazônica, que cruza a Amazônia de leste a oeste.

Osvaldo Stella e Paulo Moutinho, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e Chris Cassidy, chefe dos astronautas da Nasa, a agência espacial americana, percorreram o trajeto em 16 dias entre Itaituba (PA) e Humaitá (AM) e testemunharam as belezas da floresta – mas também desmatamentos, queimadas e garimpos ilegais, além das dificuldades daqueles que vivem ao longo da estrada.

A aventura recebeu o nome de Transamazônica +25, pois aconteceu 25 anos depois de Stella percorrer a estrada pela primeira vez em uma bicicleta. “Na época, eu estava impactado pela ECO-92, encontro no Rio que marcou as discussões globais sobre desenvolvimento sustentável, ele queria ver de perto o que era a Amazônia. Aquela viagem marcou minha vida e direcionou minha carreira”, diz.

Para Cassidy, esta foi uma oportunidade única de ver em outra perspectiva a Amazônia que poucos conhecem: a vista do espaço. “Na estação espacial, quando olhamos a Terra, a Amazônia aparece como uma grande mancha verde. Mas ela parece diminuir.”

Problemas

Ao longo da aventura, os três ciclistas observaram a fragilidade da floresta e como os recursos naturais são rapidamente impactados pela ação humana quando não há planejamento adequado para sua ocupação.

Quando a vegetação estava preservada, como em unidades de conservação e terras indígenas, o clima era mais ameno e a água, mais pura. Essa situação era rapidamente modificada em regiões onde o garimpo ilegal ou a pecuária extensiva haviam derrubado as árvores perto da estrada.

Imagem: Reprodução/ Facebook

“O primeiro impacto é sobre a qualidade da água, que fica contaminada pelos produtos usados no garimpo, pela erosão dos solos ou pelos dejetos do gado. A própria população local sente a falta do recurso, e precisa cavar poços para buscar o que antes tinha no rio ao lado”, conta Moutinho.

Outra cena que os impactou foram as queimadas. Em certos trechos do caminho, a fumaça não se dissipava, tornando o céu permanentemente branco. Até uma castanheira, espécie protegida por lei, foi vista em chamas. O que os três ciclistas observaram e registraram no chão é o que os cientistas têm registrado com a ajuda de satélites: os incêndios florestais estão piores do que no ano passado.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias