plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vereadores votam por afastamento do prefeito de Muaná

Os moradores de Muaná, na Ilha do Marajó, ocuparam desde quarta-feira (09), o prédio da Câmara de Vereadores no município. Eles protestam contra a realização da sessão que poderia afastar o Prefeito do Município, Murilo Guimarães. O Prefeito está sendo ac

Os moradores de Muaná, na Ilha do Marajó, ocuparam desde quarta-feira (09), o prédio da Câmara de Vereadores no município. Eles protestam contra a realização da sessão que poderia afastar o Prefeito do Município, Murilo Guimarães. O Prefeito está sendo acusado do desvio de recursos da saúde, em valores superiores a 800 mil reais, que deveriam ter sido usados para cirurgias eletivas.

Na manhã desta quinta-feira (10), mesmo com a ocupação, os vereadores iniciaram a sessão, porém, devido ao tumulto, foi suspensa. Durante a segunda tentativa de fazer a votação, os vereadores receberam um liminar do Juiz de Direito da Comarca de Muaná, Luiz Trindade Júnior, que deferiu mandado de segurança preventivo, determinando que a Câmara de Vereadores passe a obedecer os principais da ampla defesa e obedeça os prazos legais dentro de processo administrativo investigativo. O Prefeito Murilo Guimarães deverá ser mantido no cargo, mesmo com a instalação da Comissão Processante. Os vereadores seguem a sessão para instalar a comissão processante.

Vale lembrar que em outubro do ano passado, o prefeito Murilo Guimarães sofreu uma tentativa de atentado.

Segundo o prefeito de Muaná, este recurso não foi aplicado, de fato, e foi comunicado a Sespa, que tomou as providências cabíveis, efetuando o remanejamento do recurso para Castanhal. "Tudo está registrado no sistema. Inclusive parte da documentação já foi apresentada ao Ministério Público, comprovando todo o trâmite. Isto não passa de uma manobra política encabeçada pelo meu vice, para assumir o poder, se aliando com a oposição", afirma o Prefeito.

Ele denuncia ainda que está recebendo ameaças de morte pelas redes sociais e por telefone, e que já deu conhecimento às autoridades da segurança pública, de tudo o que está sendo feito, junto com o pedido de um Mandado de Segurança Preventivo, protocolado no Fórum de Muaná na tarde de quarta-feira (9).

O Vice Prefeito, Birí Magalhães se defende das acusações, afirmando que o Prefeito não tem como provar o trâmite que foi dado para este recurso da saúde. "Se ele tivesse como provar, já teria apresentado todos os documentos e nada disso estaria acontecendo. Agora, por eu ser o vice-prefeito e assumir no seu afastamento, a culpa cai toda em cima de mim", justifica.

Dos nove vereadores da Câmara, somente três estariam mantidos no grupo de apoio do Governo Municipal. Os demais já eram da oposição e outros migraram nos últimos meses, o que proporciona a possibilidade de aprovação da instalação de uma Comissão Processual que terá a responsabilidade de investigar os fatos, mas que também propunha o afastamento imediato do Prefeito, para não atrapalhe as investigações dos vereadores, segundo o vice-prefeito.

"Isto é um golpe. Pois, como podem aprovar a instalação de uma comissão e, no mesmo ato, efetivar o meu afastamento? Querem tomar o poder na marra", reclama Murilo. A última eleição em Muaná, foi decidida pela diferença de apenas nove votos em favor do atual prefeito, que buscava a reeleição.

Um forte aparato policial foi encaminhado para a cidade, incluindo homens do grupamento tático, que possuem preparação para conter este tipo de manifestação, para garantir a segurança.

(DOL com informações de Dário Pedrosa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias