plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Falta de senhas no Cras irrita a população

Orlando Ferreira tem 72 anos e sua única fonte de renda é a aposentadoria. Mas, para continuar tendo acesso ao benefício, ele precisa renovar a cada 2 anos o Cadastro Único, recurso do Governo Federal que dá base aos benefícios sociais. Por isso, ele teve

Orlando Ferreira tem 72 anos e sua única fonte de renda é a aposentadoria. Mas, para continuar tendo acesso ao benefício, ele precisa renovar a cada 2 anos o Cadastro Único, recurso do Governo Federal que dá base aos benefícios sociais. Por isso, ele teve de levantar de madrugada ontem (27) e chegar às 4h30 ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro da Cremação, para conseguir uma senha para o atendimento. Às 9h30, no entanto, ainda aguardava ser chamado.

A demora no atendimento do Cras da Cremação é uma reclamação recorrente dos cidadãos que precisam do serviço. Pessoas relatam que precisam chegar antes de o sol raiar para terem a esperança de ser chamadas, porque na unidade é tudo muito limitado. “Preciso me arriscar para chegar aqui e ainda esperar sem nenhum conforto por tanto tempo”, diz Orlando, que tinha obtido a senha de número 6, mas já estava esperando por 5 horas.

FUNCIONÁRIOS

Se na teoria já é ruim - atendimento das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira -, na prática é ainda pior. Ontem, a primeira pessoa foi chamada por volta das 9h e, segundo os usuários dos serviços, às vezes termina bem antes do horário, às 12h30. Nessa situação, todos sofrem. Cidadãos esperam horas para serem recebidos e há apenas duas funcionárias para suportar uma imensa demanda todos os dias.

ESTRESSSE

Susana Pinheiro, de 33 anos, está desempregada e depende do programa Bolsa Família para garantir que o básico esteja na mesa todos os dias. Porém, ela já foi ao Cras 4 dias seguidos, sem êxito. Ontem, ela chegou às 6h e as senhas já tinham acabado. “O pior é que eu só vim consertar um erro que fizeram na hora de cadastrar meu nome. É algo simples.”, queixa-se.

Para quem precisa dos erviços, a má gestão da Prefeitura de Belém transforma o Cras em um estresse diário. Os usuários que esperavam na manhã dessa quinta-feira ressaltaram que as funcionárias atendem como melhor podem, mas houve uma redução pela metade no quadro de funcionários neste ano, o que complicou muito a situação.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias