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Tecnologia é cada vez mais parceira do produtor rural

Além do uso de tecnologias na produção, os pequenos produtores rurais estão fazendo uso mais frequente de ferramentas tecnológicas na comunicação e na comercialização dos seus produtos. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às

Além do uso de tecnologias na produção, os pequenos produtores rurais estão fazendo uso mais frequente de ferramentas tecnológicas na comunicação e na comercialização dos seus produtos. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo, produzido de março a abril deste ano, revela que, no Pará, 95,3% dos pequenos produtores usam telefones celulares.

Do município de Medicilândia, no sudoeste paraense, Elido Preson, 64 anos, negocia sua produção com várias cidades vizinhas. Para ele, o smartphone é indispensável no seu trabalho. “80% das minhas vendas são negociadas pelo telefone. Depois só faço a entrega”, diz o produtor de cacau e cupuaçu. Com o celular, ele também monitora os preços de mercados e, por meio dos aplicativos de mensagens, se mantém conectado com outros produtores. “Trocamos informação e acompanhamos as notícias do agronegócio”, diz.

O celular está presente na vida de Elido há 10 anos. Ele lembra que, antes, colocava a antena em um local estratégico para conseguir linha. Desde então, vem comprando os modelos novos disponíveis no mercado. “Quando não sei mexer, o meu filho me ajuda. Eu aprendo rápido”, garante. O levantamento feito pelo Sebrae mostra que 44% do produtores rurais pesquisados acessam a internet pelos próprios telefones móveis.

TRANSFORMAÇÃO

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizzio Guaglianone observa que o universo do agronegócio no Brasil tem vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas. “A tecnologia na comunicação ajuda o produtor na gestão, reduzindo custos, tempo e facilitando o acesso às informações do seu negócio”, explica.

“Quanto mais usarem tecnologias, mas elas vão ajudar no conhecimento do empreendimento deles”, afirma. Os dados revelam que os produtores usam a internet para transações comerciais ou para divulgação do produto. Porém, a dificuldade dos produtores está no acesso ou na dificuldade de conexão.

“A rede em alguns municípios é restrita, lenta”, ressalta Fabrizzio. Segundo a pesquisa, 42,9% dos produtores rurais informaram que não utilizam a conexão de internet móvel porque não há provedor/sinal em sua região.

Por outro lado, 45,5% dos produtores que utilizam já fizeram alguma compra pela internet e 9,1% usaram a Web para efetuar vendas. Além disso, 16,7% dos entrevistados possuem páginas de seus empreendimentos ou perfil nas redes sociais.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

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