Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Cinco dicas para fazer compras pela internet com segurança

quinta-feira, 20/07/2017, 08:58 - Atualizado em 20/07/2017, 08:58 - Autor:


As compras online têm se solidificado cada vez mais como uma importante modalidade de venda no mercado brasileiro. Mas, por acontecer em um ambiente propício para a publicidade intensiva como a internet e ter outras particularidades, como a não possibilidade de ter contato direto com o produto, o consumidor tem de estar atento para não cair em armadilhas e nem se endividar acima do que pode arcar.

Algumas estratégias de economia e planejamento são as mesmas para todo tipo de compra, mas também existem cuidados especiais que devem ser tomados de acordo com o método e o local em que se adquirem os produtos e serviços. Para instruir o leitor e deixá-lo mais preparado na hora de finalizar uma compra virtual, o DIÁRIO conversou com a contadora Vânia Trindade, diretora de tecnologia e negócios do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis (Sescon). A especialista em finanças deu um passo a passo do que deve ser levado em conta antes de consumir pela internet. Confira:

ORÇAMENTO

Organize sua vida financeira. Quanto você ganha? Quanto você precisa gastar? Quanto sobra para seus gastos pessoais? Conhecer sua capacidade financeira vai lhe ajudar a conter os gastos desnecessários e se preparar para arcar com as dívidas que adquirir.

EVITE PUBLICIDADE

Um dos principais motivos do endividamento é a compra por impulso, na internet isso é ainda mais intenso por causa da publicidade que está em todos os lugares, o tempo inteiro. 

Uma estratégia é desligar o cookies do seu computador, que são dados de navegação que sites de loja utilizam para sugerir produtos ao internauta.

Também evite clicar nas propagandas que aparecem, pois o navegador vai guardar essa informação e mostrar mais publicidades parecidas. A propaganda virtual é especializada em induzir o consumidor a comprar por emoção. Racionalize seu consumo, reflita se você realmente precisa daquilo.

TENHA DINHEIRO

Quando for fazer compras, evite o parcelamento. Compras à vista costumam ter descontos e, além disso, são mais fáceis de controlar. Com o dinheiro em mão, você tem uma noção melhor de quanto pode ou não gastar, enquanto que em compras a prazo, a tendência é considerar apenas o valor da parcelar e esquecer o total do produto. O que facilita a contração de novas dívidas em paralelo.

CALCULE O FRETE

Tenha atenção. Às vezes, uma ótima promoção ou desconto no produto é compensado no frete de entrega dele até sua casa. Sempre que for fazer uma compra virtual, verifique o preço do frete antes de decidir finalizar a compra. Verifique também se o frete parece justo frente à distância que será percorrida e o prazo ofertado.

CONHECIMENTO

Como você não tem acesso direto ao produto, não pode vê-lo nem tocá-lo, é muito fácil cair em armadilhas e acabar recebendo algo de qualidade muito inferior ao que você comprou. Por isso, procure sempre comprar em sites e lojas que você já conhece, de marcas com que você já esteja familiarizado. Além disso, tente manter suas compras virtuais relacionadas a artigos que você já está acostumado a consumir e conhece as especificidades.

Evite compras online de produtos genéricos. Caso esse tipo de artigo seja o melhor para o seu bolso, procure-o em lojas físicas.



(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS