plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cinco dicas para fazer compras pela internet com segurança

As compras online têm se solidificado cada vez mais como uma importante modalidade de venda no mercado brasileiro. Mas, por acontecer em um ambiente propício para a publicidade intensiva como a internet e ter outras particularidades, como a não possibilid

As compras online têm se solidificado cada vez mais como uma importante modalidade de venda no mercado brasileiro. Mas, por acontecer em um ambiente propício para a publicidade intensiva como a internet e ter outras particularidades, como a não possibilidade de ter contato direto com o produto, o consumidor tem de estar atento para não cair em armadilhas e nem se endividar acima do que pode arcar.

Algumas estratégias de economia e planejamento são as mesmas para todo tipo de compra, mas também existem cuidados especiais que devem ser tomados de acordo com o método e o local em que se adquirem os produtos e serviços. Para instruir o leitor e deixá-lo mais preparado na hora de finalizar uma compra virtual, o DIÁRIO conversou com a contadora Vânia Trindade, diretora de tecnologia e negócios do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis (Sescon). A especialista em finanças deu um passo a passo do que deve ser levado em conta antes de consumir pela internet. Confira:

ORÇAMENTO

Organize sua vida financeira. Quanto você ganha? Quanto você precisa gastar? Quanto sobra para seus gastos pessoais? Conhecer sua capacidade financeira vai lhe ajudar a conter os gastos desnecessários e se preparar para arcar com as dívidas que adquirir.

EVITE PUBLICIDADE

Um dos principais motivos do endividamento é a compra por impulso, na internet isso é ainda mais intenso por causa da publicidade que está em todos os lugares, o tempo inteiro.

Uma estratégia é desligar o cookies do seu computador, que são dados de navegação que sites de loja utilizam para sugerir produtos ao internauta.

Também evite clicar nas propagandas que aparecem, pois o navegador vai guardar essa informação e mostrar mais publicidades parecidas. A propaganda virtual é especializada em induzir o consumidor a comprar por emoção. Racionalize seu consumo, reflita se você realmente precisa daquilo.

TENHA DINHEIRO

Quando for fazer compras, evite o parcelamento. Compras à vista costumam ter descontos e, além disso, são mais fáceis de controlar. Com o dinheiro em mão, você tem uma noção melhor de quanto pode ou não gastar, enquanto que em compras a prazo, a tendência é considerar apenas o valor da parcelar e esquecer o total do produto. O que facilita a contração de novas dívidas em paralelo.

CALCULE O FRETE

Tenha atenção. Às vezes, uma ótima promoção ou desconto no produto é compensado no frete de entrega dele até sua casa. Sempre que for fazer uma compra virtual, verifique o preço do frete antes de decidir finalizar a compra. Verifique também se o frete parece justo frente à distância que será percorrida e o prazo ofertado.

CONHECIMENTO

Como você não tem acesso direto ao produto, não pode vê-lo nem tocá-lo, é muito fácil cair em armadilhas e acabar recebendo algo de qualidade muito inferior ao que você comprou. Por isso, procure sempre comprar em sites e lojas que você já conhece, de marcas com que você já esteja familiarizado. Além disso, tente manter suas compras virtuais relacionadas a artigos que você já está acostumado a consumir e conhece as especificidades.

Evite compras online de produtos genéricos. Caso esse tipo de artigo seja o melhor para o seu bolso, procure-o em lojas físicas.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias