plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba a diferença entre a asma e a bronquite

A poluição do ar e maus hábitos como o fumo fazem com que problemas respiratórios sejam cada vez mais frequentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 mil brasileiros, 14 morrem por ano em decorrência da poluição do ar. Uma das doenças

A poluição do ar e maus hábitos como o fumo fazem com que problemas respiratórios sejam cada vez mais frequentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 mil brasileiros, 14 morrem por ano em decorrência da poluição do ar. Uma das doenças respiratórias que requer muito cuidado é a asma. A relevância do tema fez com que o dia 21 de junho (hoje) seja lembrado como o Dia Nacional do Controle da Asma.

Segundo o médico infectologista Newton Bellesi, a asma é, muitas vezes, confundida com a bronquite. Ambas são doenças inflamatórias que provocam inflamação da mucosa dos brônquios, que são os canais responsáveis por levar o ar aos pulmões. Com esse acesso obstruído, a respiração é afetada e o paciente com ambas as doenças normalmente sente dificuldade de respirar.

DOENÇAS

Há 2 tipos de bronquite: a aguda, causada por vírus - desaparece em uma ou duas semanas-, e a crônica, que dura anos ou a vida toda. Já a asma é crônica: a pessoa passa a vida toda com a asma manifestada ou com o potencial de ter a doença. Algumas pessoas já nascem com predisposição de desenvolver a asma e os sintomas aparecem por provocação de estímulos ambientais, como o excesso de frio, fumaça e ácaros.

O infectologista Newton Bellesi reforça a importância de se consultar com um médico. (Foto: Marco Santos/Diário do Pará)

Os ácaros são organismos vistos por microscópico, mas que podem causar muitos transtornos. “Os ambientes propícios para o desenvolvimento de ácaros são locais quentes, úmidos, escuros e com os vestígios de pele que caem pela descamação natural”, explica Bellesi. Assim, os ambientes preferidos pelos ácaros são travesseiros, colchões e lençóis. Por isso, uma das medidas para se proteger das crises de asma é manter a casa limpa e deixar esses artigos em contato com a luz e o calor solar.

RINITE

A asma é ligada também à rinite alérgica, uma inflamação da membrana mucosa no interior da cavidade das narinas, que provoca irritação e congestão nasal. Assim como a asma, a rinite surge já de uma hipersensibilidade alérgica e é intensificada com a poeira e outros poluentes ambientais.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará com redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias