plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém terá projeto com atendimento médico gratuito

A partir desta quarta-feira (17) até o sábado (20), Belém receberá o projeto “Movimento Brasil sem Parasitose”, ação de saúde que realiza orientação médica gratuita de gastroenterologistas e pediatras à população. O atendimento é uma iniciativa da Fede

A partir desta quarta-feira (17) até o sábado (20), Belém receberá o projeto “Movimento Brasil sem Parasitose”, ação de saúde que realiza orientação médica gratuita de gastroenterologistas e pediatras à população. O atendimento é uma iniciativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

As ações serão realizadas, em Belém, na praça Felipe Patroni (rua João Diogo), no bairro da Campina, das 8h às 17h.

O objetivo do projeto é reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas, evitando consequências severas e o óbito, bem como avaliar as doenças do sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais, entre outras.

Neste ano, a ação percorrerá 14 cidades brasileiras.

PARASITOSES

Segundo a OMS, as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo: atingem cerca de 50% da população mundial e são responsáveis por relevantes consequências negativas na saúde dos indivíduos adultos e crianças. No Brasil, de cada 3 pessoas, uma sofre com alguma parasitose, e considerando somente as crianças, a prevalência aumenta: de cada duas, uma está infectada.

No ano passado, os 173 médicos gastroenterologistas e pediatras que participaram do projeto atenderam cerca de 10 mil pacientes nas 11 cidades percorridas, e as principais queixas relatadas pelos pacientes foram: 48% sobre dores abdominais e cólicas; 43% sobre azia; 38% a respeito de barriga constantemente inchada; e 31% sobre diarreia, entre outros sintomas.

“Avaliar os riscos de parasitose da população brasileira, tanto individuais quanto coletivos, é essencial para orientar as ações de prevenção, o tratamento antiparasitário e, principalmente, para promover a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta Dr. Flávio Quilici, novo presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

O “Movimento Brasil sem Parasitose” tem apoio da FQM Farmoquímica. As informações são da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias