plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto propõe regime militar em escolas do Pará

Considerando os altos índices de criminalidade em Belém, foi aprovado um projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na última quarta-feira (10), que pretende transformar uma escola tradicional em unidade de educação em regime militar. O projeto

Considerando os altos índices de criminalidade em Belém, foi aprovado um projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na última quarta-feira (10), que pretende transformar uma escola tradicional em unidade de educação em regime militar. O projeto é de autoria do deputado Eduardo Costa (PTB) e foi aprovado por unanimidade.

O projeto 67/2015 será implementado em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Comando Geral da Polícia Militar. É um projeto-piloto, ou seja, será como um teste para depois ser usado como regra geral para todas as escolas estaduais localizadas nas chamadas zonas vermelhas, cujos índices de periculosidade são muito elevados. O argumento é de que, por meio da formação com a disciplina e as normas do regime militar, as crianças e adolescentes poderiam crescer com mais noção de limites e não entrariam para a criminalidade.

“Temos de avaliar a criminalidade em um contexto mais amplo: é reflexo da desigualdade social, da falta de oportunidade e da falta de disciplina”, afirma o deputado Eduardo Costa. Segundo ele, a mudança seria total nas escolas, desde a apresentação do aluno à forma como ele se dirige aos professores e coordenadores, à maneira como deve se comportar em sala de aula, tudo seria ao modo militar.

O parlamentar explica ainda que o projeto usa como referência iniciativas semelhantes que já estão em prática em outros Estados, como em Manaus (AM), que funciona em tempo integral sob o controle da Polícia Militar. Em 2 anos, de acordo com o deputado, o índice de reprovação caiu de 15% para zero e no ensino fundamental a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 3,3 para 6,1.

Agora que foi aprovado, o projeto está nas mãos do Governador do Estado, que decidirá se vai sancioná-lo ou não. Costa acredita que, caso seja sancionado pelo Governador, o projeto deve ser instalado em uma ou duas escolas em bairros periféricos como Terra Firme e Guamá.

UMA ROTINA DE MEDO EM VAL-DE-CANS

Se posto em prática, o projeto também trabalharia a segurança dentro das próprias escolas, considerando que muitas já foram alvos de assaltos e mesmo de violência na comunidade escolar. A Escola Estadual Ruy Paratininga Barata é uma das enquadradas nesse cenário. Localizada na Avenida dos Tucanos, no Conjunto Paraíso dos Pássaros, no bairro Val-de-Cans, em Belém, o colégio já passou pela situação diversas vezes. Segundo o aluno Edcarlos Melo, 20 anos, o último assalto foi há 3 meses, mas, desde então, nenhuma providência foi tomada e o medo de estudantes e professores só aumenta. “Está muito complicado toda essa questão da violência e criminalidade, por isso acho que a presença da Polícia Militar pode nos ajudar”, disse.

A autônoma Valdelma Rodrigues, 30, tem um casal de filhos gêmeos de 5 anos que hoje estudam em uma creche municipal. No próximo ano, ela precisará colocar as crianças em uma escola de ensino fundamental e restam poucas opções além da Escola Ruy Barata. Por isso, ela apoia um projeto como o do deputado Eduardo Costa como saída contra a criminalidade. “A gente vê muito assalto pela escola e até agressão entre os próprios jovens. Acredito que não aconteceria se tivesse a disciplina militar presente”, declara.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias