plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cidade de Tailândia comemora 29 anos

Tailândia, município do nordeste do Pará, comemora seus 29 anos de existência nesta quarta-feira (10), demonstrando exemplo de sustentabilidade na prática. Situado as margens da PA-150 e com uma população que se aproxima dos 110 mil habitantes, Tailândia

Tailândia, município do nordeste do Pará, comemora seus 29 anos de existência nesta quarta-feira (10), demonstrando exemplo de sustentabilidade na prática. Situado as margens da PA-150 e com uma população que se aproxima dos 110 mil habitantes, Tailândia é o sexto município paraense a sair da lista do Ministério do Meio Ambiente que mais desmatavam na Amazônia.

A cidade se tornou o mais novo município paraense a cumprir as exigências do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e sair da lista de embargo. Sair da lista negra dos desmatadores e ganhar o selo de município Verde se deve ao registro de mais de 80% de suas propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), e ao índice anual de desmatamento inferior a 40 km², a meta da atual administração municipal é atingir os 100%. Mais nem sempre foi assim. O município de Tailândia já foi sinônimo de desmatamento, violência, comercialização ilegal de madeira e, em 2008, também foi alvo da operação Arco de Fogo, considerada a maior ação realizada pelo governo federal com objetivo de fechar madeireiras.

De acordo com Paulo Jasper (Macarrão), atual prefeito, o maior desafio de sua gestão será implantar uma política que possa gerar riquezas sem desmatar, ampliar a economia a partir de fórmulas criativas de utilização das áreas disponíveis e garantir o desenvolvimento sustentável da região. "Tailândia perdeu uma grande parcela de sua área de floresta por conta das atividades que provocavam o desmatamento. Agora vamos arregaçar as mangas e desenvolver projetos de reflorestamento de árvores por meio de processos de produção sustentável, vamos promover o fortalecimento do setor pecuário, aquecer o comércio, incentivar ainda mais a produção de grãos e o cultivo da palma do dendê, palmeira que fornece a matéria prima para a produção do biodiesel. Tudo isso sem o uso do trabalho escravo", acrescentou o prefeito.

Durante a programação alusiva a Emancipação Político Administrativa do município de Acará a prefeitura de Tailândia entregará a população obras que, de acordo com Macarrão, serão de extrema importância para suprir as necessidades básicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e lazer, assim como na geração de emprego e renda para os munícipes.

O município também conta com uma politica de incentivo a novos projetos que visam fortalecer ainda mais a economia local. A meta é diversificar o agronegócio, atrair investimentos estrangeiros voltados às exportações, aumentar a competividade, gerar empregos, promover o desenvolvimento regional e difundir novas tecnologias. Hoje, o município de Tailândia já realiza experiências que começam a dar os primeiros frutos, exemplo disso é projeto Silvo Pastoril, que permite a utilização da terra para a criação do gado em uma pastagem associada ao reflorestamento, que no final resulta em um bom retorno financeiro.

Entre 2007 e 2008, o governo federal lançou uma série de medidas que foram decisivas no combate ao desmatamento na Amazônia. Entre essas medidas, o decreto 6.321 foi o ponto de partida para as ações que deslancharam na maior operação conjunta para viabilização de um novo modelo de desenvolvimento na região. Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso (2006), e Paragominas, no Pará (2008), foram os primeiros municípios a implantarem o projeto "Município Verde". Esta iniciativa rendeu ao município de Paragominas o título de primeira cidade do Pará a sair da lista negra. O Programa Municípios Verdes, tem como objetivos apoiar a redução do desmatamento e degradação florestal, promover uma nova economia rural com base na floresta e no uso intensivo da agropecuária e melhorar a governança local criando legalidade e sustentabilidade.

Atualmente, a Prefeitura, em cooperação com o Sindicato dos Produtores Rurais local e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza diariamente o monitoramento do desmatamento no município e realizando o Licenciamento de Atividades Rurais (Lar).

(Reginaldo Ramos)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias