plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Febre amarela: mais 2 pessoas morrem em Alenquer

Duas outras mortes de moradores da zona rural de Alenquer, na região oeste do Pará, ocorridas nesta semana, são consideradas casos suspeitos de febre amarela. A confirmação ou descarte virá do Instituto Evandro Chagas (IEC), que faz a análise do material

twitter Google News

Duas outras mortes de moradores da zona rural de Alenquer, na região oeste do Pará, ocorridas nesta semana, são consideradas casos suspeitos de febre amarela. A confirmação ou descarte virá do Instituto Evandro Chagas (IEC), que faz a análise do material recolhido.

O município é um dos quatro (ao lado de Belém, Marituba e Rurópolis) onde foram registradas este ano mortes de macacos que tinham a doença. Foram seis no total. No caso das pessoas que morreram nos últimos dias, os pacientes eram uma criança de 10 anos e um rapaz de 23, ambos internados no Hospital Regional de Santarém.

As equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já estão em Alenquer para colocar em prática o plano emergencial contra a febre amarela na região, que inclui maior cobertura vacinal na zona rural, borrifação contra o mosquito Aedes aegypti e ações de educação em saúde entre os moradores e profissionais de saúde. Alenquer registrou a primeira morte por febre amarela confirmada no Estado este ano. A vítima foi um menino de 11 anos de idade, morador da zona rural, que morreu semana passada, no Hospital Regional de Santarém.

Após a confirmação, a Sespa anunciou medidas emergenciais para combater a enfermidade nos cinco municípios sob influência direta da doença na região (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Alenquer).

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, o Pará registrou 11 casos de febre amarela, com 5 mortes.

No Brasil

números da doença1.557

Casos

É o número de notificações de suspeitas de febre amarela silvestre registradas em todo o Brasil, até o dia 15 de março deste ano, segundo dados do Ministério da Saúde.422 positivosCerca de 27,08% dos casos foram confirmados. Já outros 935 (60,02%) casos permanecem em investigação e 201 (12,90%) foram descartados pelas autoridades competentes.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias