plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governo fecha escolas e não explica investimentos

Após sucatear várias escolas estaduais na capital e no interior do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) ordenou o fechamento de 65 escolas em diversas localidades do Estado, o que deixa milhares de crianças e jovens sem o acesso a uma educação minimamen

Após sucatear várias escolas estaduais na capital e no interior do Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) ordenou o fechamento de 65 escolas em diversas localidades do Estado, o que deixa milhares de crianças e jovens sem o acesso a uma educação minimamente digna. E ontem, a Agência Pará, do Governo, divulgou, em tom de comemoração, que o Estado economizaria na verdade R$ 5 milhões com o fechamento destes prédios.

E, mais adiante, alega que investirá estes valores na melhoria de outras escolas, sem citar quais seriam elas. As 65 escolas estavam inativas, segundo o Governo, mas se tornaram assim após a evasão escolar provocada pela falta de incentivo em estruturar melhor os prédios e oferecer a alunos e professores condições dignas. “O Sintepp (Sindicato dosTrabalhadores em Educação Pública do Pará) entende que a medida vem com a justificativa de falta de demanda, porém vale lembrar que o governo Jatene vem sabotando a educação pública, pois as está esvaziando quando não garante infraestrutura e, ao mesmo tempo, vem se ‘desresponsabilizando’ desde o início dos anos 2000, quando começou o processo de municipalização do ensino”, infomou o Sintepp, em nota em seu site.

CASO RECENTE

Um exemplo claro do descompromisso de Jatene com a educação foi evidenciado nos últimos dias, durante a inspeção de um membro do Ministério Público do Estado (MPE) a uma escola em Salinópolis, na região nordeste.

O promotor titular da 2ª Instância, titular do 2º cargo de Salinópolis, Gustavo Ramos de Andrade, esteve no dia 25 fazendo uma vistoria da situação da Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida.

A escola atende mais de mil alunos e sofre com o descaso. Durante a visita, o promotor, registrou e constatou a situação precária que a escola funciona. Banheiros sem as mínimas condições, sem iluminação, as salas de aulas estão praticamente todas sem iluminação e sem ventiladores, a fossa está com vazamento, a quadra esportiva, sem telhado e a escola está sem bebedouro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias