Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Após chuva constante, Belém amanhece alagada

quarta-feira, 25/01/2017, 08:17 - Atualizado em 25/01/2017, 09:30 - Autor:


Após uma tarde de forte chuva e madrugada de chuva fina e constante, diversas ruas de Belém amanheceram alagadas nesta quarta-feira (25).


Alguns trechos estão literalmente inundados, resultado de boeiros entupidos e falta de estrutura de drenagem adequada, problema que existe há anos e segue sem nenhuma ação concreta da prefeitura.



Na avenida João Paulo, a situação é mais crítica no trecho que vai do bairro do Marco até a avenida Ceará, em São Brás. Motoristas devem ter cuidado redobrado com buracos para evitar acidentes. Foto: Carla Azevedo


 


Internautas enviaram ao DOL imagens que mostram a situação preocupante em diversos locais. Em alguns trechos, o verso "rio é minha rua", do poema/ canção do paraense Ruy Barata foi invertido e se tornou um triste cenário: as ruas literalmente viraram rios. Exemplo disto é a área próxima ao Canal da Timbó, no bairro da Pedreira. Um morador registrou a situação nesta manhã:



Em divesos casos, as ruas seguem alagadas desde a terça-feira (24), dificultando o tráfego de pedestres, ciclistas e veículos e potencializando o risco do aumento de doenças como as viroses respiratórias, pneumonia, meningite, dengue, zika, malária e leptospirose.


Riscos


As infecções podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, através de picadas de insetos ou exposição a áreas alagadas. Outras são adquiridas por ingestão de água e alimentos contaminados ou outras exposições no ambiente. Entre as pessoas mais vulneráveis a essas doenças estão crianças, idosos e gestantes, por terem um sistema imunológico mais frágil.


As pessoas redobrem os cuidados para evitar o acúmulo de lixo doméstico e de água em recipientes como copos descartáveis, garrafas, pneus, vasos de plantas, além de manter sempre limpas e tampadas as caixas d’água.


DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) desde a tarde de terça-feira para saber quais medidas estão sendo tomadas para evitar os constantes alagamentos na cidade e aguarda retorno.


Memes


Os transtornos causados pelas chuvas e os alagamentos pela cidade de Belém em muitos casos tiram o humor dos moradores, mas em outros geram ainda mais piadas e cada um aproveita o período como pode. Nas redes e aplicativos o que não faltam são os famosos "memes" com a queda de água. Veja alguns clicando aqui.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS