plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Período de chuvas aumenta riscos de doenças

Com a chegada do período das chuvas na Região Amazônica aumentam os números de casos de doenças sazonais, como as viroses respiratórias, pneumonia, meningite, dengue, zika, malária e leptospirose. “As doenças infecciosas são aquelas provocadas por microor

Com a chegada do período das chuvas na Região Amazônica aumentam os números de casos de doenças sazonais, como as viroses respiratórias, pneumonia, meningite, dengue, zika, malária e leptospirose. “As doenças infecciosas são aquelas provocadas por microorganismos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas”, explica o infectologista, Marcelo Cordeiro.

O médico explica que as infecções podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, através de picadas de insetos ou exposição a áreas alagadas. Outras são adquiridas por ingestão de água e alimentos contaminados ou outras exposições no ambiente.

Entre as pessoas mais vulneráveis a essas doenças estão crianças, idosos e gestantes, por terem um sistema imunológico mais frágil.

“Historicamente, algumas doenças infecciosas ocorrem com maior frequência no inverno amazônico. Mas existem ações simples que podem reduzir o risco de adoecimento, como: lavar as mãos frequentemente, manter as vacinas em dia, cuidados de higiene pessoal, boa alimentação, evitar acúmulo de água em reservatórios – no caso das zonas urbanas- e não se expor a áreas alagadas sem proteção dos membros inferiores”, aconselha.

O infectologista do reforça ainda a orientação para que, neste período, as pessoas redobrem os cuidados para evitar o acúmulo de lixo doméstico e de água em recipientes como copos descartáveis, garrafas, pneus, vasos de plantas, além de manter sempre limpas e tampadas as caixas d’água.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias