plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lixo que vira adubo é realidade em Santarém

Um projeto de sustentabilidade idealizado por um hospital público no interior do Amazônia tem mudado a maneira da destinação do lixo orgânico gerado pela unidade. Em vez de continuar mandando quatro toneladas mensais desse tipo de resíduo para o aterro sa

Um projeto de sustentabilidade idealizado por um hospital público no interior do Amazônia tem mudado a maneira da destinação do lixo orgânico gerado pela unidade. Em vez de continuar mandando quatro toneladas mensais desse tipo de resíduo para o aterro sanitário municipal, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, Oeste do Pará, transforma o material em adubo e cultiva horta na própria área externa da instituição.

Com isso, a unidade contribui com o meio ambiente, reduz gastos com a compra de alimentos e proporciona uma alimentação mais saudável para usuários, acompanhantes e colaboradores.

O projeto “Compostagem e Horta Orgânica” foi lançado em outubro de 2015. A compostagem é a primeira etapa do projeto e envolve um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. Os resíduos que antes eram desperdiçados passaram a ser aproveitados em benefício da comunidade do hospital.

O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

O secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, revela que a fração orgânica é um dos grandes problemas enfrentados pelo município. A geração de lixo orgânico representa mais de 60% do total de resíduos domésticos de Santarém. “Esse projeto serve como espelho e estímulo, porque ver que uma instituição está gerando o seu próprio alimento de maneira saudável a partir do seu resíduo orgânico serve de exemplo e pode ser adotado em outros lugares”, elogia Neto.

Processo de compostagem
Três toneladas de resíduos já foram transformadas em adubo para alimentar a horta. A previsão é de que em outubro, 30% do lixo orgânico sejam reaproveitados. “Para um futuro, a médio prazo, planejamos atingir 50% da quantidade de resíduos, o que já vai ser muito”, diz o agrônomo da Emater-PA, Pedro de Souza, responsável pela execução do projeto. Ele explica que três tipos de processos de compostagem são usados no Hospital Regional de Santarém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias