plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitura de Belém abandona praças

O estado de abandono dos espaços públicos de Belém é visível até mesmo perto de pontos turísticos. Próximo ao Polo Joalheiro São José Liberto, no Jurunas, duas praças que poderiam ser espaços de lazer estão cheias de lixo, com brinquedos quebrados, além d

O estado de abandono dos espaços públicos de Belém é visível até mesmo perto de pontos turísticos. Próximo ao Polo Joalheiro São José Liberto, no Jurunas, duas praças que poderiam ser espaços de lazer estão cheias de lixo, com brinquedos quebrados, além da sensação de insegurança contínua. Na Praça Amazonas, na rua Cesário Alvin, o cenário é de buracos no piso, equipamentos de academia quebrados e lixo acumulado.

RECLAMAÇÕES

Brinquedos deteriorados atrapalham o lazer na Praça Amazonas. (Foto: Pedro Guerreiro/Diário do Pará)

A dona de casa Joelma Freitas, 37 anos, passa por ali diariamente e afirma que o lixo incomoda, sem contar que ela não consegue se sentir segura ao transitar pelo espaço. “Não vemos policiamento por aqui e a praça poderia ser mais bonita”, disse. O autônomo Miquéias Maciel, 53, caminha todos os dias na Praça Amazonas e lamenta o estado de abandono em que se encontra. “Tem equipamento de academia que não funciona, a gente não vê polícia. O lixo, às vezes, está insuportável”.


Perto dali, na Praça Oswaldo Cruz, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, o descaso da Prefeitura de Belém é ainda mais evidente, com brinquedos e bancos quebrados e a grama descuidada. Onde, um dia, teve balanços, ficou apenas uma estrutura de madeira envelhecida e com pregos enferrujados. O brinquedo de escorregar de tão velho se tornou inseguro para as crianças brincarem.

Na Praça Amazonas, banco quebrado é um dos problemas. (Foto: Pedro Guerreiro/Diário do Pará)

O publicitário Erlandison Macedo, 31, mora perto da praça e conta que o local já foi melhor. “Antigamente, tinha brinquedo e equipamento de exercício. Agora, está complicado”, recorda. Para ele, o lixo e a falta de segurança agravam ainda mais o quadro. “Aqui, é zero segurança e vemos muito lixo, muito vandalismo. Não tem condições nem de ficar por aqui por um tempo”, disse.

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, afirmou que realiza a manutenção e limpeza das praças Amazonas e Oswaldo Cruz e que, mensalmente, a secretaria de Meio Ambiente (Semma) faz o serviço de roçagem das praças. A última ação foi feita no início deste mês. Contudo, uma equipe da secretaria deve voltar nos próximos dias ao local para uma nova manutenção.

A nota diz ainda, que a secretaria de Saneamento (Sesan) realiza, periodicamente, os serviços de limpeza, capinação, raspagem e varrição nas praças e que a próxima ação está programada para ser executada daqui a 15 dias. A Sesan informa, ainda, que a coleta de entulho é realizada pelo menos três vezes por semana e que uma equipe da Guarda Municipal realiza rondas periódicas em viaturas no entorno das duas praças e ruas próximas.
Sobre a reforma no espaço, a secretaria de Urbanismo (Seurb) disse que vem realizando construção, reforma e manutenção de praças e logradouros públicos da cidade e que, dentre elas, a Praça Amazonas, também, já passou por reforma e está dentro da programação de manutenção, assim como demais espaços que precisam de intervenção.



(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias