Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Escola terá que dar atendimento individual

terça-feira, 16/02/2016, 19:42 - Atualizado em 17/02/2016, 00:20 - Autor:


Uma decisão do juiz substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Belém, Everaldo Pantoja e Silva, obriga a Associação para o Desenvolvimento Educacional do Pará Colégio Ipiranga a assegurar "atendimento educacional especializado de caráter individual, contratado diretamente pela escola e sem repasse de custos adicionais de qualquer natureza aos pais ou responsáveis" para crianças que não tenham autonomia para satisfazer as necessidades próprias de modo independente.


A liminar foi concedida na segunda-feira (16), após ação apresentada pelos promotores da Infância e da Juventude, José Maria Júnior, e das Pessoas com Deficiência e Idosos, Adriana Simões Colares.


Segundo o Tribunal de Justiça do Pará, a decisão se fundamenta nos pressupostos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), uma vez que o estabelecimento de ensino convocou pais e responsáveis de alunos com deficiência, regularmente matriculados, para informá-los de que não estaria obrigado a arcar com os custos de apoio escolar individualizado.


Segundo a ação, a escola informou que em 2016 seria disponibilizado apenas apoio coletivo dentro de cada sala de aula e outro no corredor da escola. Os pais que desejassem apoio pedagógico individualizado deveriam contratá-lo.


O juiz determinou também que a escola impeça o acesso de profissionais eventualmente contratados diretamente pelos pais, com a finalidade de exercerem qualquer atividade de apoio, similar ao requerido na Ação Civil Pública no ambiente interno da escola, por ser a mesma de responsabilidade do estabelecimento.


A decisão ainda cabe recurso.


(DOL com informações do TJPA)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS