plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Urubu atinge avião e piloto fica ferido

Um urubu se chocou frontalmente com um avião bimotor da empresa Bravo Taxi Aéreo na tarde da última terça-feira (16) no arquipélago do Marajó e atingiu o piloto Ivaldo Sérgio, que ficou ferido no rosto, teve cortes na boca e quebrou quatro dentes. A aero

Um urubu se chocou frontalmente com um avião bimotor da empresa Bravo Taxi Aéreo na tarde da última terça-feira (16) no arquipélago do Marajó e atingiu o piloto Ivaldo Sérgio, que ficou ferido no rosto, teve cortes na boca e quebrou quatro dentes.

A aeronave pousou com segurança no Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, sendo acompanhada pelo Seripa – 1, órgão da Aeronáutica responsável pela ação inicial de investigação.

Segundo o piloto, o acidente está longe de se tratar de um caso isolado. Para ele o acúmulo de lixo e a concentração de aves em determinados pontos da capital paraense, em especial o Ver-o-Peso, contribuem para o aumento da possibilidade de choques. "As autoridades não fazem nada, nada, nada pra amenizar a situação... Enquanto isso vai ter piloto morrendo, uns se salvando, como eu", enfatizou, se referindo à circulação das aves próximas de pistas de pouso.

Para Ivaldo, ele se salvou devido aos anos de experiência que possui e ao grande número de ocorrências semelhantes. "Como já ocorreram outros casos assim, sempre pensava: o dia que isso acontecer comigo, vou abrir a janela de expressão, que aí o vento entra, circula no avião", disse se referindo a melhoria nas condições de voo, que possibilitaria a aterrissagem.

Em nota enviada à reportagem do DOL, a Infraero informou que nos 60 aeroportos que administra há uma série de ações a fim de minimizar a incidência de aves. A empresa possui um programa denominado “Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária”, que estabelece os procedimentos a serem executados para o gerenciamento da fauna dentro da área do aeroporto. O programa é realizado de acordo com a situação de cada localidade, já que as características únicas devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, a existência de área de proteção ambiental.

Saiba mais na reportagem da RBA TV:

(Enderson Oliveira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias