Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Urubu atinge avião e piloto fica ferido

quarta-feira, 17/12/2014, 09:17 - Atualizado em 17/12/2014, 11:52 - Autor:


Um urubu se chocou frontalmente com um avião bimotor da empresa Bravo Taxi Aéreo na tarde da última terça-feira (16) no arquipélago do Marajó e atingiu o piloto Ivaldo Sérgio, que ficou ferido no rosto, teve cortes na boca e quebrou quatro dentes.


A aeronave pousou com segurança no Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, sendo acompanhada pelo Seripa – 1, órgão da Aeronáutica responsável pela ação inicial de investigação.


 Segundo o piloto, o acidente está longe de se tratar de um caso isolado. Para ele o acúmulo de lixo e a concentração de aves em determinados pontos da capital paraense, em especial o Ver-o-Peso, contribuem para o aumento da possibilidade de choques. "As autoridades não fazem nada, nada, nada pra amenizar a situação... Enquanto isso vai ter piloto morrendo, uns se salvando, como eu", enfatizou, se referindo à circulação das aves próximas de pistas de pouso.


Para Ivaldo, ele se salvou devido aos anos de experiência que possui e ao grande número de ocorrências semelhantes. "Como já ocorreram outros casos assim, sempre pensava: o dia que isso acontecer comigo, vou abrir a janela de expressão, que aí o vento entra, circula no avião", disse se referindo a melhoria nas condições de voo, que possibilitaria a aterrissagem.


Em nota enviada à reportagem do DOL, a Infraero informou que nos 60 aeroportos que administra há uma série de ações a fim de minimizar a incidência de aves. A empresa possui um programa denominado “Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária”, que estabelece os procedimentos a serem executados para o gerenciamento da fauna dentro da área do aeroporto. O programa é realizado de acordo com a situação de cada localidade, já que as características únicas devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, a existência de área de proteção ambiental.


Saiba mais na reportagem da RBA TV:



(Enderson Oliveira/DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS