plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Meteoro, meteorito ou asteroide. Qual a diferença?

Meteoro. Meteorito. Asteroide. O que caiu sobre os Montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira? Sites de notícias de todo o mundo nomearam de diversas formas o objeto celestial que deixou pelo menos 500 feridos. Mas como definimos cada um? Região da Rús

Meteoro. Meteorito. Asteroide. O que caiu sobre os Montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira? Sites de notícias de todo o mundo nomearam de diversas formas o objeto celestial que deixou pelo menos 500 feridos. Mas como definimos cada um?

Região da Rússia foi atingida por um meteorito nesta sexta-feira (15) e feriu pelo menos 500 pessoas (Foto: Reprodução/Twitter)

A Agência Estado publicou que pequenos pedaços de objetos espaciais - geralmente partes de cometas e asteroides - que estão em rota de colisão com a Terra são chamados de "meteoroides". E quando esses meteoroides entram na atmosfera da Terra, são chamados de meteoros. "A maioria deles queima na atmosfera, mas, caso sobrevivam ao calor provocado pela fricção com o ar e caírem na superfície terrestre, ganham o nome de meteoritos", disse a publicação.

Luís Carlos Bassalo Crispino, físico e professor da Universidade Federal do Pará, doutor em física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, classificou o objeto que caiu na Rússia como meteorito, pois "os meteoritos não se destroem na atmosfera e chegam à superfície terrestre".

Segundo o físico, os meteoros entram na atmosfera, mas nem todos chegam ao solo. "As palavras 'meteoron' e 'meteoros' vêm do grego e significam 'coisas no ar', 'suspenso no ar'. Os meteoros entram na atmosfera e, às vezes, conseguimos vê-los como um risco no céu, como um rastro de luz. O que caiu na Rússia hoje (15) chegou ao solo e ainda causou estragos, ferindo pessoas, então foi um meteorito", explica Crispino.

O físico Luís Carlos Bassalo Crispino, professor da UFPA, disse que o objeto que atingiu a Rússia é um meteorito (Foto: Capes)

Astrônomos do mundo inteiro voltarão os olhares às 17h30 de hoje, à passagem do 2012 DA14. Pela dimensão o objeto celeste de 45 metros de comprimento e 130 mil toneladas a ser observado a apenas 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre, ganhou a classificação de asteroide.

"Asteroides são corpos geralmente bem maiores que meteoros, mas que são muito menores do que os planetas. São objetos de dimensões reduzidas que giram em torno do Sol. Há um cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter. Pela dimensão deste que deve passar próximo a Terra hoje, é um asteroide", definiu Crispino.

O físico lembrou que caiu em solo brasileiro um dos maiores meteoritos do mundo. Encontrado em 1784 por uma criança, o meteorito do Bendegó pesa 5,36 toneladas e mede 2,15m x 1,5m x 65cm, tem o formato achatado e tem a composição principal de ferro e níquel. "O Bendengó continua sendo o maior meteorito brasileiro conhecido até o momento", aponta.

Meteorito do Bendegó, encontrado em 1784, é o maior encontrado no Brasil até o momento (Foto: Reprodução/internet)

De acordo com o professor universitário, o Pará também tem história com objetos celestes. "Em 2005, foi visto um rastro de fumaça no céu em Belém e próximo a Cotijuba, ilha a 45 minutos de Belém. Mas na época, não foi feita nenhuma expedição para buscar um possível objeto no solo", relembra Crispino.

(Brunno Gustavo/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias