Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

PA-275 é interditada por moradores de Serra Pelada

sábado, 18/08/2012, 06:51 - Atualizado em 18/08/2012, 06:51 - Autor:


Moradores de Serra Pelada, no município de Curionópolis, sudeste do Pará, mantêm fechada a estrada de acesso à vila desde a última quinta-feira (16). O protesto é motivado por vários motivos, entre eles, a falta de segurança na PA-275. Segundo os manifestantes, os problemas prejudicam os mais de oito mil habitantes do local.


Do início da rodovia estadual até o local interditado são cerca de 35 quilômetros sem asfaltamento. De acordo com os moradores, além dos constantes acidentes e da poeira, também, faltam água potável e energia elétrica. “Nossa água é poluída. Ninguém respeita os moradores de Serra Pelada”, disse Ataliba Leite, garimpeiro que participou do protesto.


Antônio de Deus Miranda, outro garimpeiro que integrou a manifestação, reforçou que o fluxo de caminhões pela via levanta muita poeira. “Somos vítimas do descaso. Não estamos pedindo favor, apenas o que temos direito”. De acordo com o garimpeiro, existe um acordo no Ministério de Minas e Energia que garante um tratamento mais adequado aos moradores de Serra Pelada, e que tudo seria negociado através de uma comissão formada por moradores do local.


A Polícia Militar esteve no município para negociar com os moradores a desobstrução da rodovia. O tenente coronel Roberto Coracy disse que a “reivindicação é legítima”. “Vamos esgotar todas as formas possíveis para negociar. Mas queremos mediar a conversa entre as partes e não deixar que haja prejuízos a população”, disse o PM.


GARIMPO


Serra Pelada ficou conhecida, na década de 80, como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Cerca de 30 toneladas de ouro foram retiradas de uma área de 5 mil hectares por mais de 30 mil garimpeiros. Hoje, a exploração do minério é feita de forma mecanizada, por uma empresa canadense.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS