Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

Notícias / Notícias Pará

Notícias Pará

Hydro e Vale concluem transferência de negócios

segunda-feira, 28/02/2011, 17:58 - Atualizado em 25/04/2019, 20:38 - Autor:


A Norsk Hydro ASA (Hydro) concluiu, hoje (28), a transferência dos negócios de alumínio da Vale S.A. (Vale). A Hydro, companhia de alumínio baseada na Noruega, assumiu oficialmente 60% das ações da Vale na mina de bauxita mineração Paragominas e todas as ações da Vale na refinaria de alumina da Alunorte, na fábrica de alumínio da Albrás e no projeto de refinaria de alumina da CAP. Ao mesmo tempo, a Vale se tornou a segunda maior acionista da Norsk Hydro ASA.


O Conselho de Administração da Hydro emitiu cerca de 448 milhões de ações para a Vale, através da Vale Austria Holdings GmbH, subsidiária totalmente controlada pela Vale, como parte do pagamento dessa transação histórica, na qual a Hydro assume os negócios de bauxita, alumina e alumínio da Vale no Brasil, conforme anunciado previamente em maio de 2010.


A transação proporciona à Hydro ativos de alta qualidade no Brasil, incluindo controle e participação total na Mineração Paragominas, uma das maiores minas de bauxita do mundo; 91% da maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte; 51% da fábrica de alumínio Albras e 81% do projeto de refinaria de alumina CAP. A transação incluiu também licenças adicionais de bauxita e um acordo de compra de bauxita correspondente aos 40% de participação da Vale na mina de bauxita MRN, localizada no oeste do Pará.


A Hydro firma agora sua posição em três regiões mundiais estrategicamente importantes e ricas em recursos: Brasil, norte da Europa e Qatar. Ao todo, cerca de 4.200 empregados ligados à cadeia de alumínio da Vale passam a fazer parte da Hydro em consequência da transação, representando uma adição significativa de competência, conhecimento e habilidades nas áreas de negócios de bauxita, alumina e alumínio. O vice-presidente executivo, Johnny Undeli, dirigirá os novos negócios de Bauxita e Alumina da Hydro, com sede no Rio de Janeiro.


Além disso, a Hydro se compromete a assumir a participação remanescente de 40% na Mineração Paragominas através de dois pagamentos em dinheiro de 200 milhões de dólares cada, a serem realizados respectivamente em 2013 e 2015.


(DOL, com informações da Ascom Hydro)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS