plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BRAZIL CONFERENCE

Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston

Durante conferencia em Boston, o Governador do Pará Helder Barbalho, defendeu o legado da COP 30 para a população que vive na Amazônia

Imagem ilustrativa da notícia Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston camera Helder Barbalho falou sobre a importância da COP 30 e o legado que o evento deixará. | Divulgação

Em Boston, nos Estados Unidos, onde participa da 10ª edição do Brazil Conference, na Universidade de Harvard, o governador do Pará, Helder Barbalho, abordou sobre os trabalho realizado pelo Pará para proteger a Floresta Amazônica e conseguir apoio financeiro para irmos mais longe na implementação da bioeconomia.

A fala foi feita durante o painel “COP 30 e o papel dos vários Brasis para a preservação do meio ambiente", que ocorreu neste domingo. O evento contou ainda com a participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, , Paulo Cunha, Chefe do Setor Público da Amazon Web Services no Brasil e Rodrigo Medeiros, Líder da ONG Rewild no Brasil.

Confira o vídeo:

A IMPORTÂNCIA DA COP 30

O governador Helder já tinha participado de outro evento neste sábado (6) sobre o legado da COP 30 para a população que vive na Amazônia. No evento “O futuro do planeta passa pela Amazônia", na programação da Brazil Conference, o governador participou de um painel ao lado da ministra dos povos indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, com a mediação da jornalista Daniela Filomeno.

“Será em Belém, na floresta, o reencontro da essência que as Nações Unidas estabeleceu para a COP. O Norte Global precisa, para neutralizar as emissões, financiar as transformações para que a floresta possa gerar bioeconomia, cuidar dos povos indígenas e agregar valor à nossa floresta”, afirmou o governador em seu discurso.

Helder Barbalho destacou que nas últimas edições da Conferência do Clima das Nações Unidas o tema de destaque foi a transição energética e que em 2025 será diferente.

Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston
📷 |Divulgação

“Estive na COP em Madri, em Glasgow, Sharm El Sheikh e Dubai e, em todas elas, o tema foi fundamentalmente transição energética. Agora, lá em 2025, no ano que vem, tem que ser a COP da floresta. Temos que sair compreendendo que a floresta é o que pode gerar o equilíbrio da neutralização de emissões e fazemos isso cuidando dela, das pessoas que vivem na floresta e promovendo uma economia verde que transforma carbono em commodity, equalizando as vocações que existem no mosaico da nossa região”, explicou o governador.

“O meu Estado produz minério, pecuária, alimento e tem 75% de floresta. Se eu não gerar uma compatibilização das vocações, vou gerar um desafio social que muito provavelmente me fragiliza na possibilidade de dar soluções perenes, portanto efetivamente eu acho que precisamos mais do que nunca fazer com que a floresta viva tenha mais valor do que a floresta morta. Se floresta valer efetiva riqueza de forma transversal na socioeconomia, nós vamos garantir com que os povos indígenas sejam preservados”, explicou Helder Barbalho.

Destaque mundial

Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston
📷 |Foto: Thalmus Gama/Ag. Pará

Na ocasião, Nikola Ivezaj, organizador do Global Citizen, entidade de educação e combate à pobreza que promove um dos maiores festivais beneficentes do mundo, destacou o compromisso de lideranças políticas com a preservação ambiental, citando o exemplo do governador do Pará, Helder Barbalho, que aceitou o desafio de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay e curador do evento, de ir ao Global Citizen anunciar o seu comprometimento com ações de conservação.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Pouco depois do festival, ainda em 2021, o governador criou o Refúgio da Vida Silvestre de São Benedito e Azul, uma unidade de proteção integral, de área total de mais de 30 mil hectares no estado. Em 2023, no Dia da Amazônia, criou a 28° unidade de conservação, a Estação Ecológica Mamuru com 126,3 mil hectares.

Em 2023, Helder Barbalho, no palco do festival, assumiu o compromisso de ampliar as áreas protegidas no Estado em 1 milhão de hectares, aumentando a proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas.

Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston
📷 |Foto: Thalmus Gama/Ag. Pará

Capacitação

Em seu discurso, Helder Barbalho também citou a criação recente do programa 'Capacita COP 30', destinado à qualificação técnica e profissional de mão de obra para o evento em 2025, em Belém, que conta com mais de 9 mil inscritos.

“Com o Conecta COP 30, são 12 mil vagas em cursos gratuitos que estão sendo disponibilizados, em 67 tipos de curso para preparar e qualificar mão de obra para a COP. Em três dias, tivemos mais de 9 mil inscritos, portanto estamos promovendo um legado que sem dúvida fará a diferença na vida das pessoas, sobretudo da juventude”, disse Helder Barbalho, governador do Pará

O chefe do executivo estadual destacou a instituição da disciplina de educação ambiental nas escolas paraenses, em um modelo que pode ser replicado no país.

“O estado do Pará teve a coragem de instituir no currículo da educação pública a educação ambiental. Nós somos o primeiro estado e a primeira instituição pública do Brasil a instituir essa disciplina na educação pública para os 565 mil alunos na grade curricular. Hoje, essa disciplina, tem a mesma dimensão e importância de matemática, português e outras áreas pedagógicas, desde o ensino fundamental até o ensino médio. É importante a gente levar isso para que seja incluído na grade curricular brasileira, para que possamos fortalecer a juventude”, disse o governador.

Participaram do evento a atriz Regina Casé, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, entre outras personalidades. O evento foi promovido pela ONG Re:wild, fundada pelo ator Leonardo Di Caprio, pelo Global Citizen, UN Global Compact Brazil e outras instituições.

Helder destaca legado da COP 30 para a Amazônia em Boston
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias