plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BELÉM

Bengui: a vida no segundo bairro mais populoso

Descubra as mudanças e melhorias no bairro Bengui, o segundo mais populoso de Belém. Moradores falam sobre segurança, infraestrutura e serviços.

Imagem ilustrativa da notícia Bengui: a vida no segundo bairro mais populoso camera O bairro passou por diversas mudanças | ( Ricardo Amanajás)

Com 275.689 habitantes e 108.043 domicílios, o Bengui é o segundo bairro mais populoso da capital paraense, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bairro periférico carinhosamente chamado de ‘bengola’, por moradores antigos ou recém-chegados, abriga uma média de 3,10 pessoas morando em domicílios.

Mesmo que por muito tempo tenha sido visto por olhares estereotipados, seja pela violência ou falta de estrutura, o fato é que o bairro passou por mudanças que vão desde a construção de shopping center, inauguração de avenida como a Padre Secchi, à construção do complexo multi-cultural e esportivo UsiPaz, do Governo do Estado. Assim, alguns moradores vislumbram ainda mais melhorias no futuro para o fortalecimento da comunidade e suas histórias.

Bengui: a vida no segundo bairro mais populoso
📷 |( Ricardo Amanajás)
O bairro passou por diversas mudanças
📷 O bairro passou por diversas mudanças |( Ricardo Amanajás)

O feirante Elias dos Santos, 42 anos, nasceu e se criou no bairro e hoje ganha a vida na rua Betânia, onde trabalha vendendo frutas e verduras. Segundo ele, nos últimos anos o Bengui passou por mudanças significativas que melhoraram a vida dos moradores, principalmente no tocante à segurança pública.

Conteúdos relacionados

“A segurança em transitar pelas ruas melhorou consideravelmente. Hoje em dia também vemos muitas viaturas no bairro, e isso ajuda a termos a sensação de segurança. É bom, né? Tanto para as pessoas que moram aqui e também trabalham no bairro, quanto para quem sai para trabalhar e volta tarde para a casa”, acrescenta.

COLETA

Para que as coisas continuem no mesmo ritmo, Elias ressalta que o serviço de coleta seletiva de lixo precisa ser mais frequente. Além disso, ele também pontua que as unidades de saúde do bairro precisam de atenção especial. “Sobre os postos de saúde, digo mais no sentido estrutural, falta médico, falta remédio. Então, isso seria um ponto a ser melhorado para as pessoas que tanto precisam dos serviços de saúde no bairro. E a coleta seletiva, é isso, ser mais frequente, estamos com muito lixo nas ruas”, destaca.

O comerciante Luiz Henrique, 56 anos, mora há 14 anos no bairro que lhe deu oportunidade de trabalho, como ele mesmo diz. “Aqui é bom, não é um lugar ruim. Melhorou muito!”, disse. Conhecido pela vizinhança, ele também comenta que as vias de acesso inauguradas facilitam ainda mais o trânsito de pessoas na área, estimulando o comércio local. Para ele, que também trabalha com alimentos, o que ainda precisa melhorar é a coleta seletiva. “Às vezes o lixo fica dias, semanas aí, causa mau cheiro, afasta os clientes. Para nós, que trabalhamos com alimentos, isso é um ponto muito importante. Isso seria um ponto a ser melhorado para a população do Bengui”, ressalta.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias