plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
BELÉM 408 ANOS

Belém: Uma cidade com muitas opções para conhecer

Há pontos imperdíveis para quem está visitando a cidade, que incluem locais turísticos e outros gastronômicos. A certeza é que os encantos se espalham pela capital.

Imagem ilustrativa da notícia Belém: Uma cidade com muitas opções para conhecer camera Mercado de carne em Belém, um dos pontos turísticos da capital. | Ney Marcondes/Aquivo Diário do Pará

Nestes 408 anos, conhecida como ‘Metrópole da Amazônia’, Belém reúne encantos sonoros da lambada ao tecnomelody nas festas privadas ou em frente às casas aos fins de semana, no paladar aguçado pelo tremor na língua provocado pelo jambu no tacacá ou na autêntica cachaça da planta; assim como na pulsante Feira do Ver-o-Peso e demais lugares que contam a história da cidade e das pessoas que viveram e vivem aqui.

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, inaugurado em 2002, é um desses locais. O prédio que abriga o espaço, foi construído no século XVII e, originalmente, foi residência de Domingos da Costa Bacelar, hoje compõe o Complexo Turístico Feliz Lusitânia, situado no bairro da Cidade Velha, que atrai turistas e visitantes que aproveitam para conhecer o complexo e sentir a brisa que vem da Baía do Guajará.

Hoje, a Casa das Onze Janelas, tornou-se um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira para as regiões Norte e Nordeste. O ambiente funciona de terça a domingo 9h às 17h. Há 16 anos, a técnica em gestão cultural, Milena Claudino, que também trabalha com a mediação de grupos para a visitação do museu de arte, comenta que o complexo turístico sempre foi muito visitado, por ser um ponto histórico e agora mais após a implementação de serviços e do restaurante do renomado chef santareno, Saulo Jennings. “Nós também fazemos o serviço de agendamento para visitas de grupos. E a mediação é feita de acordo com o grupo que pode ser escolar, universitário, de turistas de fora, visitantes da própria cidade. É um atendimento personalizado, específico e mediação. Mas somos um espaço público, caso os grupos cheguem sem agendamento, a gente atende”, ressalta.

Conteúdos relacionados:

Pela primeira vez em Belém, o casal de turistas maranhenses Tatiane Andrade, 37, e Rodrigo Andrade, 37, visitaram o museu de artes do Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas, na última quarta-feira (10). A primeira parada do casal já encantou os dois. “Daqui a pouco vamos almoçar no restaurante do Saulo, depois queremos conhecer o Forte do Presépio e o Ver-0-Peso. No final da tarde, vamos à Estação das Docas. Amanhã vamos conhecer a Ilha do Combu”, contou.

THEATRO DA PAZ

Outro local que não pode faltar no roteiro turístico é o imponente Theatro da Paz, situado na Praça da República, no bairro da Campina. A casa de espetáculos foi erguida durante o período conhecido como ciclo da borracha. Fundada em 1878, é uma das mais importantes do país. O Theatro da Paz recebe mensalmente cerca de 6.500 pessoas, entre visitas guiadas e público presente aos espetáculos.

As visitas guiadas ocorrem de terça a domingo, de uma em uma hora, entre 9h às 12h. Às quartas-feiras, as visitas espontâneas são gratuitas. Naturais de Sergipe, o casal formado por Jessica Barbosa, 34, e Roberto Barbosa, 34, posam para a selfie à frente do Theatro da Paz após a visitação.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Sentido-se em casa, a sergipana comentou que o primeiro local a ser visitado pelo casal foi o Espaço São José Liberto, ou Polo Joalheiro, situado próximo à Praça Amazonas, no bairro do Jurunas. Segundo ela, os dois prepararam um roteiro a ser seguido, para que nada passe batido nos próximos sete dias de visita à capital.

“Daqui vamos almoçar no Mangal das Garças e jantar no Remanso do Peixe. Ficamos conhecendo a cidade através dos vídeos do Thiago Castanho, isso aguçou nossa curiosidade pela cidade. Belém tem muita regionalidade, né? A gente se identifica”, conta.

Belém: Uma cidade com muitas opções para conhecer
📷 |Rodapé
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias