plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Mais de 12 mil agentes atuarão durante o Círio deste ano

Entre as novidades anunciadas ontem pela Segup, estão o início do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar, além dos pontos de apoio para romeiros desde a alça viária, e também durante o Círio Fluvial

Imagem ilustrativa da notícia Mais de 12 mil agentes atuarão durante o Círio deste ano camera Cronograma das operações foi apresentado pelo secretário Ualame Machado e coordenadores | (Bruno Cecim/ Agência Pará)

Uso de câmeras corporais por cerca de 200 policiais militares - considerada a primeira grande operação no Pará com apoio das body cams -, pontos de extração na Orla da Belém durante a Romaria Fluvial e pontos de apoio desde a Alça Viária para romeiros que chegam a pé vindo dos municípios do Baixo Tocantins, são as novidades da operação “Círio 2023”. A ação começa amanhã, 4 de outubro, e tem como objetivo garantir maior tranquilidade aos romeiros e turistas que estarão na cidade. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) estará à frente de uma ação ampla e integrada, que conta com o apoio de órgãos estaduais, municipais e federais. No total, atuam até o Recírio, que este ano cai no dia 23 de outubro, mais de 12 mil agentes e 1,5 mil viaturas.

O cronograma da operação foi apresentado na manhã desta segunda-feira (2), pelo titular da Segup, Ualame Machado, em coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém. A Secretaria coordena o total de 18 ações que envolvem a festividade, incluindo 14 procissões e quatro eventos relacionados ao período da festividade - Caminhada dos Romeiros (vindos do interior pela BR-316 e pela Alça Viária), Auto do Círio (na sexta, 6, à noite), Arraial do Pavulagem (no sábado, 7, de manhã) e Festa da Chiquita (no sábado, 7, à noite).

“Daremos toda a estrutura necessária para os romeiros que caminham até Belém. Temos, ordinariamente, feito o acompanhamento desde Castanhal até a Basílica-Santuário com 18 pontos de apoio, com Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA), Polícia Militar do Pará (PM-PA), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), oferecendo todo o suporte para quem vem caminhando pela BR-316. A grande novidade é que este ano também teremos quatro pontos de apoio na Alça Viária para aqueles romeiros que vêm do Baixo Tocantins. Então passamos de 18 para 22 pontos no total”, detalhou Ualame.

Conteúdos relacionados

BODY CAMS

O secretário confirmou que esta é a primeira grande operação de segurança pública do Estado a utilizar as câmeras nos uniformes de forma significativa. “Até o fim de toda essa programação, serão quase três mil câmeras em utilização no estado todo, mas será o Círio o primeiro grande evento em que iremos utilizá-las, seja pelos batalhões da PM-PA, pelo Batalhão Turístico, Batalhão de Motocicleta... Todas as imagens gravadas chegarão ao CICC móvel, que funcionará no Largo do Redondo, em Nazaré, e para o CICC e para o Centro Integrado de Operações (CIOp). Será uma ferramenta para garantir transparência na atuação dos agentes e celeridade na tomada de decisões”, enfatizou o gestor.

Durante as principais procissões, mais de 60 câmeras de segurança monitoradas pelo Ciop e CICC estarão mobilizadas para realizar o acompanhamento e fiscalização dos principais trajetos das romarias e eventos relacionados à quadra nazarena.

Quer saber mais notícias sobre o Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp

EXTRAÇÃO

O Círio Fluvial será monitorado pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) e também pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Este ano, haverá nove pontos de extração na Orla de Belém, que servirão para transportar de emergência os participantes da romaria das águas, em caso de acidente ou intercorrência.

O pórtico da Moto Romaria, no final da Doca de Souza Franco, servirá como ponto de parada obrigatória, e no local haverá fiscalização e triagem das motos que participarão do cortejo na manhã do sábado (7). Veículos com documentação irregular, passageiros sem equipamentos de segurança obrigatórios e outras infrações impedirão a participação dos motociclistas.

Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das principais romarias; Trasladação e Círio, de onde agentes da PM-PA e CBM-PA estarão observando a movimentação e atendendo emergências ocorrências à serviço da população. Serão ainda mais de 60 pontos de bloqueio de tráfego de veículos, especialmente nas vias do traslado das principais procissões.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias