plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE PÚBLICA

Após paralisação em UPAs, Belém anuncia pagamento de médicos

Prefeito Edmilson Rodrigues publicou nas redes sociais que o pagamento das Organizações Sociais que administram as UPAs da Marambaia, Jurunas e Terra Firme será feito até esta terça-feira (12). O repasse servirá para pagar os médicos que prestam serviços nesses locais.

Imagem ilustrativa da notícia Após paralisação em UPAs, Belém anuncia pagamento de médicos camera Unidade de Pronto Atendimento da Terra Firme teve o atendimento médico suspenso na manhã desta terça-feira (12) | Tássia Barros/Comus-Arquivo

No segundo dia após o início da paralisação de médicos das Unidades de Pronto Atendimento dos bairros da Marambaia e do Jurunas, os profissionais de saúde da UPA da Terra Firme também aderiram ao movimento e cruzaram os braços em reivindicação ao pagamento de salários atrasados.

A mobilização iniciou na última segunda-feira (11) e provocou transtornos a quem procurou as unidades hospitalares com problemas de saúde. Apenas casos considerados mais graves eram recebidos, com cerca de 30% da demanda normal sendo atendida.

Veja também:

Belém amarga R$ 92 milhões a menos em repasses para Saúde

Helder vai a Santarém e presta ajuda após fogo em hospital

Segundo os profissionais que atuam nas UPAs, os salários estariam atrasados desde junho. De acordo com eles, o pagamento de maio só foi depositado em agosto, por exemplo.

Após a paralisação afetar os moradores da capital paraense, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou nas redes sociais que o pagamento das Organizações Sociais (OS) que fazem a gestão das três UPAs será feito ainda nesta terça-feira (12).

"Reforço a divulgação do repasse financeiro junto à equipe de profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento, no sentido de solucionar a paralisação dos serviços municipais de saúde e, assim, retornar à rotina de atendimento para a população", escreveu o perfil do prefeito.

PARALISAÇÕES RECORRENTES

De 2022 até este mês de setembro de 2023 houve diversas paralisações de profissionais de saúde pública em Belém. A mais recente ocorreu em dezembro de 2022 e só teve solução em janeiro deste ano. No ano passado, os médicos pararam as atividades em abril e novembro.

Os profissionais do setor de saúde de Belém também vivem a expectativa pelo pagamento do piso salarial da Enfermagem, cujo valor foi repassado ao município no último dia 21 de agosto e, por lei, tem que ser pago até o dia 21 de setembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias