plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CONVERSAS IMPORTANTES

Sessão da Alepa debate clima, sustentabilidade e COP 30

Discussões ocorreram na manhã desta quinta-feira (31), no auditório João Batista, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Sessão da Alepa debate clima, sustentabilidade e COP 30 camera Sessão contou com a participação de parlamentares, movimentos sociais e demais representantes de entidades. | Marcos Barbosa/Divulgação

A escolha de Belém como sede da COP 30, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 2025, instigou os deputados estaduais Lívia Duarte (PSOL) e Carlos Bordalo (PT), a proporem a realização de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Vários movimentos sociais, sociedade civil e instituições públicas governamentais e não governamentais participaram da sessão que debateu as questões climáticas, desenvolvimento sustentável e apoio para o fortalecimento da COP 30.

Veja também:

Confira os destaques da coluna Alepa em Pauta

Alepa aprova projeto de Dignidade Menstrual nas escolas

Tão falada em edições anteriores da COP, a Amazônia, pela primeira vez, terá voz e vez na maior conferência mundial do clima. “Belém e o Pará precisam se preparar para receber a COP. Queremos nessa conferência discutir o derretimento das camadas polares e, principalmente, o que nos é caro, queremos discutir também da vida das crianças que morrem caindo de palafitas porque não tem saneamento, queremos pautar a Amazônia do centro", destacou Lívia.

O requerimento da sessão aponta que também é necessário o debate sobre "o desenvolvimento regional é pautado historicamente pela exploração predatória dos recursos da floresta, na escravização das populações amazônidas e na espoliação do modo de vida dos povos dos rios, das florestas e das matas".

Para o deputado Bordalo, para além do debate sobre a floresta e seus povos, é importante também discutir e pensar projetos voltados para as cidades, visto que 76% da população da Amazônia mora nas áreas urbanas.

“Temos grandes desafios para enfrentar, além do combate ao desmatamento na maior Floresta Tropical do mundo. A Amazônia está entre os piores territórios no ranking da falta de saneamento. Das nove cidades na Amazônia Legal com os piores índices do Brasil em fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, duas são da região metropolitana de Belém, que é a capital e Ananindeua”, aponta o parlamentar.

Outro tema lançado pelos deputados é o debate sobre a violência contra os defensores de direitos humanos e ativistas ambientais. "Precisamos discutir o assassinato de Chico Mendes, de Dorothy Stang, de Bruno e Dom, e a recente tentativa de homicídio do cacique Lúcio Tembé, em Tomé-Açu. Há décadas a Amazônia é esse território invadido, violado, explorado, dominado. A diversidade sociocultural e biológica está ameaçada. A retomada do protagonismo do Brasil na agenda climática global tem como elemento central a redução do desmatamento da Amazônia”, apontam o requerimento de Lìvia e Bordalo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias