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TECNOLOGIA

Novas atualizações deixam seguro aplicativo para aposentados

O IPMB será responsável pela implementação dessas novas medidas de segurança

Imagem ilustrativa da notícia Novas atualizações deixam seguro aplicativo para aposentados camera O aplicativo Meu RPPS, que já está em uso na Previdência Municipal de Belém há dois anos | Divulgação/IPMB

A Prefeitura de Belém está adotando medidas para reforçar a segurança no acesso ao aplicativo Meu RPPS, utilizado pelos segurados previdenciários da capital paraense. Essas ações estão em conformidade com as disposições estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) será responsável pela implementação dessas novas medidas de segurança. Elas abrangem não apenas o aplicativo Meu RPPS, mas também módulos e sistemas digitais, como o Sisprev WEB, utilizado para armazenar e atualizar os dados cadastrais.

De acordo com Dhony Vale, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB (Nuti), o acesso ao aplicativo agora requer a atualização do e-mail cadastrado pelos segurados no momento do cadastro previdenciário.

"A partir de agora, as bases de dados do Sisprev WEB e do sistema do aplicativo estão integradas. Isso significa que, para atualizar a senha do Meu RPPS, o segurado precisa informar o mesmo e-mail que foi cadastrado no Instituto. Somente assim, o acesso e a atualização da nova senha serão liberados", explicou Vale.

Caso o e-mail fornecido durante a atualização do aplicativo não coincida com o cadastrado no IPMB, o acesso será bloqueado. Nesse caso, o segurado precisará comparecer pessoalmente ao Instituto para análise e liberação do acesso.

Se o e-mail estiver correto de acordo com a base de dados do Sisprev WEB, o segurado conseguirá atualizar o acesso ao aplicativo normalmente. Quando as atualizações estiverem disponíveis, o próprio aplicativo informará o segurado.

No entanto, se o segurado não conseguir executar alguma tarefa, o aplicativo enviará automaticamente um comunicado sobre a atualização. Aqueles que esquecerem o e-mail cadastrado poderão solicitar essa informação ao IPMB por meio do Nuti. O servidor fará uma consulta na base de dados para localizar o e-mail cadastrado pelo segurado no Sisprev WEB e no aplicativo.

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Prova de vida digital

O aplicativo Meu RPPS, que já está em uso na Previdência Municipal de Belém há dois anos, registrou mais de 35 mil instalações e acessos. Durante esse período, não ocorreram invasões ao sistema do aplicativo nem o vazamento de dados pessoais dos segurados, graças ao monitoramento contínuo realizado pelo Nuti.

Um dos serviços mais populares no aplicativo é a Prova de Vida Digital. Através dela, os aposentados e pensionistas municipais podem realizar a prova de vida de forma remota, de maneira prática, rápida e segura. A prova de vida é um procedimento obrigatório que os segurados do IPMB devem fazer uma vez por ano para comprovar que estão vivos e evitar o bloqueio de seus benefícios previdenciários.

Para a professora Ana Suely Melo, de 57 anos, o uso do aplicativo será cada vez mais frequente para realizar a prova de vida à distância. Ela se aposentou recentemente e mudou-se para Vila Velha, no Espírito Santo. Por esse motivo, atualizou seus dados cadastrais no Instituto para utilizar o aplicativo. "Eu ainda não tinha cadastrado meus dados pessoais no IPMB, então fui ao Instituto para fazer a atualização cadastral após me aposentar", explicou.

Novos serviços digitais

As melhorias na segurança do aplicativo são necessárias devido à implementação de novos serviços online, como o Agendamento de Perícia Médica e a Aposentadoria Digital. Dhony Vale ressalta que serão adicionadas novas funcionalidades à ferramenta digital por meio de uma atualização do Meu RPPS.

Essas medidas de segurança se aplicam tanto aos usuários existentes do aplicativo quanto aos novos usuários que instalam a ferramenta em seus celulares.

Vale aconselha os usuários atuais a atualizarem a senha e os dados cadastrais no aplicativo. Após a atualização, o segurado receberá por e-mail um Código de Validação. Apenas em junho deste ano, o IPMB atendeu oito segurados que não conseguiam acessar o aplicativo nem atualizar a senha porque estavam usando um e-mail diferente do cadastrado no Instituto.

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