plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMUNICAÇAO

Pará ultrapassa 907 mil trocas de operadoras de telefonia

A portabilidade sem perda do número do celular está em operação desde 2008, com 21 milhões de mudanças no País desde aquele ano, segundo associação. Isso representa 25% das linhas já ativadas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará ultrapassa 907 mil trocas de operadoras de telefonia camera Só nos primeiros três meses deste ano, 25 mil paraenses fizeram a portabilidade no número dos celulares | FOTO: Rogério Uchôa

Desde 2008, no Brasil, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de operadora sem alterar o número de identificação dos acessos. Neste período, 85,33 milhões de transferências foram realizadas.

De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), Entidade Administradora da Portabilidade Numérica, desde setembro de 2008, quando o serviço passou a ser oferecido no País, até o dia 31 de março de 2023, foram efetivadas 21,37 milhões (25%) de migrações por usuários de telefones fixos e 63,96 milhões (75%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.

A portabilidade numérica começou a ser implantada gradativamente nos 67 DDDs em operação no País a partir de setembro de 2008 e as migrações foram possíveis, em todo o território nacional, em março de 2009.

Desde que a portabilidade numérica passou a fazer parte dos serviços telefônicos do DDDs 91,93,94, os usuários desta área realizaram 907,54 mil ações de portabilidade numérica no Pará. O equivalente a 144,08 mil (16%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 763,46 mil (84%) para telefones móveis.

Considerando apenas o primeiro trimestre de 2023 (janeiro a março), a ABR Telecom apurou que 2,16 milhões de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 427,11 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,73 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

De acordo com a apuração entre os telefones atendidos pelo DDDs 91,93,94, o relatório mostra a efetivação de 26,88 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de janeiro a março deste ano. Os usuários de telefones fixos respondem por 1,48 mil (6%) transferências e os de móveis, por 25,40 mil (94%). Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que possa acompanhar o processo de transferência. No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.

REGULAMENTO

PORTABILIDADE

O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve:

- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;

- Comprovar a titularidade da linha telefônica;

- Informar o número do documento de identidade

- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;

- Informar o endereço completo do assinante do serviço;

- Informar o código de acesso;

- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

LEIA TAMBÉM: Bolsa Família para NIS de final 6 já está disponível

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias