plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Passageiros denunciam péssimas condições das embarcações

Entre as denúncias, estão a falta de cumprimento de horários, equipamentos de segurança velhos, estrutura precária e venda de passagens acima do limite

Imagem ilustrativa da notícia Passageiros denunciam péssimas condições das embarcações camera Venda de passagens acima da capacidade provocou transtornos em viagem na última segunda-feira (10) | Reprodução/Vídeo

“Humilhação”. É assim que passageiros que cumprem o trajeto Belém-interiores descrevem quase diariamente uma exaustiva e preocupante travessia. Um vídeo enviado ao DOL, na última segunda-feira (10), escancarou a insegurança e o despreparo das empresas responsáveis em fornecer esses serviços, além da falta de fiscalização por parte das autoridades de segurança.

Na denúncia recebida, os passageiros reclamaram de superlotação; equipamentos de segurança velhos ou sem condições de uso; estrutura precária da embarcação; não cumprimento de horários e a venda de passagens acima do limite.

LEIA TAMBÉM:

Piloto da lancha que naufragou é indiciado por homicídio

Vaquinha quer ajudar pescador que salvou vidas em Cotijuba

No registro acima, os passageiros estão concentrados e aguardando o embarque. A viagem rumo à Abaetetuba, nordeste paraense, estava prevista para sair às 14h, mas somente às 15h30 foi possível tomar o barco e seguir destino. Ao fim, foram necessários quatro barcos para receber com segurança todas as pessoas que aguardavam saída.

"Não aguentamos mais a superlotação e a desorganização dos responsáveis. Toda vez que viajamos é a mesma coisa. São barcos desconfortáveis, ônibus velhos e sem conforto algum, mas o aumento de passagem continua. Pagávamos R$18, agora estamos pagando quase R$25 sem nenhuma mudança de estrutura e segurança", desabafa Marcia de Azevedo.

"Esses problemas são constantes. É uma falta de respeito! Ficamos parados no meio da baía. Às vezes, superlotados, sem contar que o barco tem condições péssimas. Quando chove, alaga toda a embarcação. É cada um por si", denuncia o estudante de Direito, Italo Quaresma.

Venda acima da capacidade

Entre a lista de denúncias, em sua maioria corriqueiras contra as empresas Arapari Navegação e Jarumã Navegação, está a venda de bilhetes acima da capacidade permitida. A denúncia enviada na última segunda, por exemplo, expôs a falta de preparo das empresas. Transformando a situação não apenas frustrante, mas perigosa para todos os passageiros.

Família reconhece roupas de menina desaparecida em naufrágio

"Na última vez que viajei, caiu muita chuva, atravessamos no meio de relâmpagos e trovoadas. Os coletes estão todos velhos, sem condição de uso. A embarcação não tem segurança alguma. A parte de cima estava cheia de goteiras, era impossível ficar lá. Todos viajaram rezando", afirma Monique Costa.

Posicionamento

Por meio de nota, o DOL procurou a Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará) apresentando o caso e questionando de que forma os agentes estão trabalhando para impedir que se repitam situações como as denunciadas. Foi questionado também até que ponto as empresas Arapari e Jarumã, responsáveis pelo trajeto Belém/Abaetetuba, estão legalizadas e se os equipamentos básicos de segurança, como as condições de coletes, estão de acordo com as inspeções.

Em resposta, a Arcon informou que notificou as empresas denunciadas e reforçou que irá apurar todas as denúncias, entre elas a precariedade da estrutura das embarcações. Por fim, o órgão orientou aos usuários que sempre formalizem as denúncias junto a Ouvidoria da Agência ([email protected] ou 08000911717).

Confira a nota na íntegra:

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) informa que, diante das ocorrências, as empresas foram notificadas e irão pagar multa pelo atraso na viagem e pela venda de passagens acima da capacidade.

Quanto a precariedade da estrutura das embarcações, a Arcon irá apurar as denúncias.

A Agência reforça ainda que, diariamente, fiscaliza a prestação do serviço do transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário regulado junto ao órgão estadual e recomenda aos usuários que formalizem as denúncias junto a Ouvidoria da Agência para que sejam tomadas as providências necessárias em busca da qualidade e segurança das viagens.

A Ouvidoria disponibiliza o número 08000911717, o e-mail: [email protected].

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias