plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIA DA AMAZÔNIA

Intervenções em Belém e Cotijuba marcam o Dia da Amazônia

Os coletivos da capital paraense pretendem chamar a atenção para mobilidade sustentável, espaços ociosos e preservação do patrimônio

Imagem ilustrativa da notícia Intervenções em Belém e Cotijuba marcam o Dia da Amazônia camera Mercado de São Brás, em Belém | Irene Almeida / Diário do Pará

Na próxima segunda-feira (5) será celebrado o Dia da Amazônia, ocasião em que várias instituições e a sociedade irão debater a importância da preservação da floresta e dos rios ao mesmo tempo em que se valoriza a cultura dos povos originários da região. Também será uma oportunidade para se repensar o crescimento desordenado e do desenvolvimento das áreas urbanas de forma sustentável.

Após 12 anos, Globo muda o prêmio do BBB. Veja como fica

Em Belém, coletivos e entidades irão promover uma vasta programação que começará ainda no fim de semana. Neste domingo (4), por exemplo, os coletivos ParáCiclo, Bike Anjo Belém e Pedala Mana farão intervenções urbanas na Avenida Presidente Vargas e no Mercado de São Brás.

Mercado de São Brás, em Belém
📷 Mercado de São Brás, em Belém |Irene Almeida / Diário do Pará

Na Presidente Vargas, a ação será de 7h às 12h, intitulada Vaga Viva. Nela uma vaga de estacionamento será ocupada como forma de demonstrar a importância daquele espaço para as pessoas e o quanto o uso dos espaços da cidade feito por veículos ociosos pode ser aproveitado de outras formas, como espaço de interação social.

Desfile vai reunir 2,4 mil militares em Belém

Haverá, ainda, troca de mudas de flores, abordagens à motoristas e roda de conversa. "O Dia da Amazônia é uma mobilização nacional que está sendo feita por várias coletivos e nós faremos uma Vaga Viva, que é onde a gente ocupa o lugar de um carro com pessoas e batemos papo sobre o quanto a mobilidade ativa tem um papel muito necessário na preservação da Amazônia, já que o carro é um dos maiores emissor de gases poluentes”, disse Ruth Costa, coordenadora da mobilização.

No dia 10, será realizado um Pedal e durante o passeio será feita a colagem de Lambes por Belém. As peças serão temáticas e terão a Amazônia no centro da mostra. A concentração está prevista para às 17h, em frente ao Mercado de São Brás.

Ananindeua: Seccional funcionará em plantão 24 de horas

Ilha de Cotijuba

Na ilha de Cotijuba, a programação fica a cargo do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Uma oficina de mecânica básica e pintura de bicicletas com jovens ribeirinhos será realizado para compor o sistema de veículos compartilhados no distrito.

Ruínas do Educandário na Ilha de Cotijuba
📷 Ruínas do Educandário na Ilha de Cotijuba |Fernando Sette/ Agência Belém (Arquivo)

De acordo com o integrante do coletivo Murilo Rodrigues, a atividade de reforma dos veículos tem uma finalidade: melhorá-los para comprem o Sistema de Bicicletas Compartilhadas na Ilha. Essa programação ocorre no sábado, dia 3, de 9h às 16h, na Unidade Pedagógica Faveira.

Serviço: Confira a programação pelo Dia da Amazônia

3/9 – Oficina de mecânica básica e pintura nas bicicletas, na Ilha de Cotijuba, de 9h às 16h

4/9 – Intervenção urbana provisória na avenida Presidente Vargas, de 7h às 12h

10/9 – Pedal com colagem de lambes, saindo do Mercado de São Brás

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias