plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OPÇÕES

Belém e Alter do Chão são tendências do turismo em 2022

Os dois destinos no Pará foram incluídos entre os 25 locais para se visitar segundo publicação oficial do Ministério do Turismo este ano

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém e Alter do Chão são tendências do turismo em 2022 camera A capital paraense se destaca pelos pontos turísticos e pela gastronomia local | IRENE MARIA ALMEIDA DE ALMEIDA

O Pará teve dois destinos incluídos na Revista de Tendências do Turismo, publicação oficial do Ministério do Turismo que seleciona as melhores opções para fazer turismo em 2022. Alter do Chão e Belém estão em destaque na relação de 25 cidades e localidades que oferecem opções para todos os gostos: praia, montanha, cidade grande, interior, e muito mais. A publicação apresenta as projeções para a atividade no período pós-pandemia que devem impulsionar a retomada das atividades turísticas ao longo deste ano.

O documento, produzido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, traz tendências do setor do turismo de experiência, turismo gastronômico e férias com autocuidado. Nos dois últimos anos, muitos sonhos de viagem foram adiados, mas em 2022, com o avanço da vacinação, há uma forte tendência de que será possível retomar os planos e realizar todas as viagens que ficaram de lado. E o Pará está pronto para receber turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Leia também:

Listão Prosel 2022 da UEPA já tem data para sair. Vem ver!

Confira datas de vacinação e locais de teste em Ananindeua

As duas tendências paraenses estão entre aquelas capazes de levantar o ânimo de qualquer viajante. Alter do Chão tem praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país em uma região cercada pelo intenso verde amazônico e regada pela água doce dos rios Tapajós e Arapiuns com bancos de areia branca que convidam a um banho de rio. Tudo isso ganha ainda mais cor e sabor com a culinária paraense, que em Alter do Chão é rica em peixes. Nos cardápios, além do tradicional peixinho frito servido nas barracas, destacam-se o tucunaré na manteiga e a caldeirada de pirarucu. Já o açaí paraense, não é apenas um lanche – é servido com farinha de tapioca e pirarucu assado na brasa.

Belém conta com muitos prédios históricos, várias praças e parques, além de outras atrações. A maior parte dos pontos turísticos de Belém se concentra entre a Praça da República (centro) e a orla do rio. Nas ruas de Belém se destacam as mangueiras enormes que garantem a sombra para amenizar o calor. Os parques e bosques revelam um pouco da vida Amazônica, como no parque ecológico Mangal das Garças.

A gastronomia é um dos pontos fortes do estado do Pará. A capital do estado é o epicentro de toda a originalidade gastronômica da região. Para quem quiser experimentar essas delícias, os restaurantes se encontram principalmente na região central da cidade. Em alguns pontos turísticos, como Estação das Docas e o Mangal das Garças, também abrigam excelentes estabelecimentos. O Mercado Ver o Peso também é um bom lugar para provar comidas e bebidas diferentes. O Mercado Ver-o-Peso é o ponto de encontro onde se misturam os habitantes e os turistas. Um lugar que se encontra de tudo, principalmente os produtos exóticos da região.

TENDÊNCIAS

Um dos pontos marcantes da publicação oficial do Ministério do Turismo foi a constatação por meio dos processos de busca, por parte dos viajantes, por destinos seguros do ponto de vista sanitário. Já de olho nesta demanda, ainda em 2020, a pasta lançou o Selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança para 15 atividades do setor e que já tem mais de 30,7 mil selos emitidos em todo o Brasil. A Revista de Tendências apresenta a lista com os 10 municípios com maior quantidade proporcional de selos em comparação ao número de empreendimentos inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Outra tendência são as viagens que passam a ter mais significado, sendo incluídas em momentos marcantes na vida dos turistas, como casamentos ou formaturas. Além disso, depois do isolamento, viajar para recompensar o tempo perdido e investir em destinos e serviços de luxo se tornam algo bastante requisitado.

No pós-pandemia se fortalece também o conceito que possibilita que viajantes trabalhem de qualquer lugar - algo possível graças ao home office e as novas opções de trabalho não presencial – permitindo unir trabalho e lazer no pós-expediente em diferentes cenários. Outra tendência absoluta apontada pela Revista são os destinos de sol e praia e de ecoturismo, que colocam Alter do Chão como uma das melhores opções. O trabalho de pesquisa realizado pelo Ministério do Turismo elencou os 25 destinos tendência para o ano.

Destinos destaques no Brasil

Segundo o Ministério do Turismo, os destinos de destaque para 2022 são:

Alter do Chão (PA)

Belém (PA)

Boa Vista (RR)

Bonito (MS)

Campos do Jordão (SP)

Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)

Fernando de Noronha (PE)

Florianópolis (SC)

Fortaleza (CE)

Gramado (RS)

Ilhabela (SP)

Jalapão (TO)

João Pessoa (PB)

Maceió (AL)

Natal (RN)

Paraty (RJ)

Pirenópolis (GO)

Porto Alegre (RS)

Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)

Porto Seguro (BA)

Praia Grande (SC)

Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo (SP)

Serra da Capivara (PI)

Ubatuba (SP)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias