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EQUIPARAÇÃO ESCOLAR

Escolas trazem soluções para garantir aprendizagem

Especialista ressalta o acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina de equiparação escolar para o sucesso da aprendizagem.

Imagem ilustrativa da notícia Escolas trazem soluções para garantir aprendizagem camera Especialista dá dicas de como as escolas podem trazer soluções para garantir a nivelação de aprendizagem dos alunos. | Reprodução

A pandemia da Covid-19 impactou diretamente na rotina dos alunos que precisaram manter o isolamento social e acompanhar as aulas remotamente. Diante desse cenário, muitas escolar já vêm adotando medidas importantes para garantir a equiparação escolar de crianças e adolescentes que estão retornando gradativamente ao convívio do ambiente de estudo.

Mas, afinal, como a escola pode trazer soluções para garantir a nivelação de aprendizagem dos alunos? Um acompanhamento especializado, com orientações e avaliações adequadas para garantir o alinhamento da aprendizagem, praticado periodicamente, reforça a relação escola-família para igualar os diferentes níveis de alunos que estudam de forma remota, híbrida e presencial.

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De acordo com a diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob, o primeiro passo da equiparação escolar é o diagnóstico da aprendizagem do aluno em períodos importantes como no início ou final do ano letivo e no começo de cada semestre.

“Essa avaliação é pautada em pré-requisitos que antecedem aquela série ou ainda que são pré-requisitos de conhecimento. Com base nos resultados da avaliação diagnóstica, conseguimos saber como o aluno está e, além disso, é possível saber quando o nível de aprendizagem está baixo quando há erros de questões que exigem conhecimento básico”, explica Jacob.

A profissional de educação também ressalta que os alunos com maior dificuldade de aprendizado devem receber acompanhamento no contraturno escolar, que prevê novas aulas para que os estudantes possam prosseguir no conteúdo, sempre com base em avaliação diagnóstica como pré-requisito do ano anterior ou da disciplina anterior.

Outra etapa importante no processo de equiparação escolar, segundo a especialista, é a fase de elaboração do instrumento, das aulas e das oficinas direcionadas aos alunos com base na avaliação diagnóstica.

“No Physics essas medidas são adotadas em todos os níveis, inclusive na educação infantil onde as crianças, que estão na fase do letramento e enfrentam dificuldades na leitura são direcionadas para o contraturno, que consiste em oferta de atividades após as aulas, incluindo oficinas para garantir a equiparação adequada destes alunos”, explica Lorena.

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Já no caso dos alunos especiais que enfrentaram mais dificuldades para aprender neste período da pandemia, a solução pode ser promover um trabalho diferenciado e mais individualizado junto aos estudantes.

“Por exemplo, as crianças que ainda não voltaram para o presencial, que ficaram de forma remota, a professora de classe atendeu individualmente só a criança, em horários isolados, para ministrar o comando específico do que estava sendo ensinado. Além disso, fizemos um treinamento com as estagiárias responsáveis por esses alunos que fizeram o acompanhamento escolar especializado destes estudantes”, destacou a representante do colégio.

Para garantir o sucesso da educação de qualidade dos alunos de todos os níveis educacionais, especialmente durante a rotina ainda afetada pela Covid-19, o apoio e acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina de equiparação escolar também é fundamental para o sucesso da aprendizagem.

“O papel dos responsáveis pelos estudantes é importantíssimo neste processo, por isso realizamos atividades que envolveram oficinas para validação de algumas aprendizagens que precisaram de acompanhamento. No caso da educação infantil, os pais foram treinados para o uso da plataforma e também para a administração do conteúdo com esse aluno", ressalta Lorena.

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