plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PACIENTES ESTÃO EM ANÁLISE

Dois casos suspeitos da cepa indiana são registrados no Pará

Segundo a Prefeitura de Primavera, os dois pacientes tiveram contato com a tripulação do navio MV Shandong da Zhi no Maranhão

Imagem ilustrativa da notícia Dois casos suspeitos da cepa indiana são registrados no Pará camera Reprodução

A Prefeitura de Primavera, nordeste paraense, entrou em alerta com a possibilidade de dois pacientes do município estarem infectados com a cepa indiana da Covid-19.

Por que a variante indiana preocupa o Brasil e o mundo?

Evandro Chagas confirma chegada da cepa indiana ao Brasil

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera, na tarde desta sexta-feira (21), a equipe de monitoramento Coronavírus recebeu chamados de dois pacientes com casos suspeitos de síndrome gripal, com relatos de dor de garganta febre, coriza, tosse e cefaleia. Um teste rápido para Covid-19 apontou o resultado como reagente.

Na investigação do histórico dos pacientes, foi relatado que estavam no estado do Maranhão nos últimos 10 dias tendo suposto contato indireto com tripulantes do Navio MV Sandong da Zhi (ancorado conforme Nota da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão na área de fundeio, em alto mar, na costa de São Luís), já que os pacientes são profissionais que trabalham no porto de Itaqui e iam constantemente ao seu local de trabalho na Unidade Votorantim, em São Luís.

"Os pacientes que possuem idade de 32 e 33 anos, estão em quadro estável e todas as pessoas que todas as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento, até o momento não apresentando nenhum quadro clínico", declarou a prefeitura.

Ainda por meio de nota, a Prefeitura de Primavera informou que "já comunicou o CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E RESPOSTA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CIEVS e a Secretaria Estadual de Saúde para adoção das medidas cabíveis. A equipe de Monitoramento permanece acompanhando os pacientes. Até o momento, não há identificação de transmissão local da variante indiana".

POSICIONAMENTO DA SESPA

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que "foi notificada pela Prefeitura de Primavera sobre pacientes que possivelmente tiveram contato com os tripulantes do navio indiano no litoral do Maranhão".

"Os pacientes, que estão em isolamento, seguem monitorados e já realizaram testes de covid-19. As amostras de swab estão no Laboratório Central (Lacen - PA) e devem ser posteriormente encaminhadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas", informou ainda a Sespa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias