plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESCOLHA

Uepa: chapa 3 é a mais votada em eleição para a reitoria

A homologação do resultado pelo Conselho Universitário (Consun) será efetuada após o prazo de 24h. Após aprovação no Consun, a lista tríplice será encaminhada ao Governador Helder Barbalho

Imagem ilustrativa da notícia Uepa: chapa 3 é a mais votada em eleição para a reitoria camera Com 51,7% dos votos, a chapa 3, “Uepa para Toda a Gente” foi a mais votada, tendo como indicados a reitor o professor Clay Chagas e para vice-reitora a professora Ilma Pastana | Cristino Martins - Agência Pará

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participou de eleição inédita em formato on-line, para definir os gestores do quadriênio 2021-2025. Docentes e técnicos efetivos e discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação votaram pelo sistema digital VOTAnet, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).

A chapa 3 “Uepa para Toda a Gente”, integrada pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana, foi a mais votada na eleição para reitor, vice-reitor e diretores de centros da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Com 51,7% dos votos, a chapa 3, “Uepa para Toda a Gente” foi a mais votada, tendo como indicados a reitor o professor Clay Chagas e para vice-reitora a professora Ilma Pastana. Em segundo lugar ficou a chapa 1 “Somos + Uepa” (dos professores Benedito Valente e Sheyla Oliveira), com 31,5% dos votos e, em terceiro, a chapa 2, “Renovar para Avançar” (Ionara Terra e Nilson Bezerra), com 16,8% dos votos.

Clay Anderson Nunes Chagas possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (2002) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2010). É pesquisador do Grupo Acadêmico a Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará. Professor do Programa de pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPA e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública - PPGSP/UFPA. Professor Colaborador na Universidade de Cabo Verde (UniCV) no Programa de pós-graduação em Segurança Pública.

Ilma Pastana Ferreira é Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Fundação Educacional do Estado do Pará (1989), especialista em Enfermagem do Trabalho (1990), especialista em Administração Hospitalar à distância pelo Ministério da Saúde (2003) e especialista em Processos Educacionais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2013). Cursou Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ilma é enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Pará, atuando nas disciplinas, Metodologia da Pesquisa e Enfermagem Cirúrgica. É Professora-orientadora do Programa de pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade do Estado do Pará e Professora Colaboradora no Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão dos Serviços de Saúde da Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará (FHSCMPa).

HOMOLOGAÇÃO

A lista tríplice, com a indicação das três chapas que participaram da consulta pública, seguirá para apreciação do governador Helder Barbalho, que definirá o reitor e vice-reitor da instituição.

A apuração pôde ser acompanhada por meio de uma planilha on-line onde foram registradas as sessões, e o voto de cada categoria (docente, discente ou técnico) por chapa, além dos votos branco e nulos. O pleito teve 5.264 votos válidos e 205 brancos. Não houve registro de votos nulos.

A homologação do resultado pelo Conselho Universitário (Consun) será efetuada após o prazo de 24h para interposição de recursos. Estes devem ser encaminhados ao e-mail da Comissão Eleitoral ([email protected]). Somente após a aprovação no Consun é que a lista tríplice, com a indicação das três chapas que participaram da consulta pública, será encaminhada ao Governador do Estado. Helder Barbalho terá até o final do mês de maio – data em que finaliza o mandato atual – para fazer uma indicação entre as três chapas.

DIREÇÕES DE CENTROS

Também por meio do VOTANet, alunos, professores e servidores participaram das eleições para diretores dos Centros de Ciências da Uepa.

No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), os eleitos foram os professores Anderson Maia e Frederico Bicalho, com 65,2% dos votos válidos. No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o novo diretor eleito é o professor Emanuel Sousa e a vice-diretora, professora Simone Beverly. A Chapa teve 64,6% dos votos. Já no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a Chapa 1, das professoras Eliane Coutinho e Yvelyne Santos, foi eleita com 100% dos votos.

Interessados também podem interpor recurso num prazo de 24h após a divulgação do resultado final pelo e-mail [email protected].

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias