plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EMOÇÃO

Mães internadas no Hangar recebem cartas dos filhos

Projeto desenvolvido pelo setor de humanização da unidade oportuniza a aproximação de mães e filhos por meio de cartas

Imagem ilustrativa da notícia Mães internadas no Hangar recebem cartas dos filhos camera Geruza Nunes Machado recebeu a carta escrita pelos seus seis filhod | Divulgação

No Dia das Mães o que as pessoas mais querem é dividir esse momento com quem se ama. Estar perto celebrando a data com muito amor.

Para celebrar o mês das mães e aproximar filhos de matriarcas que estão em tratamento contra a Covid-19 na enfermaria do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, um projeto especial foi desenvolvido na unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde.

A partir de cartas, o projeto Palavras de Afeto leva conforto e ameniza a saudade vinda em decorrência do distanciamento provocado pela doença. “O nosso objetivo é proporcionar um contato com o familiar para fortalecer ainda mais o laço e estimular o uso das palavras neste período de distanciamento. É importante tornar essas histórias conhecidas para que, mesmo internadas, essas mulheres se sintam amadas e acolhidas”, diz Vinicius Caldas, assistente de humanização do Hospital de Campanha.

Após uma análise multiprofissional, que envolve médico, psicólogo e assistente social, para entender quais pacientes podem receber as mensagens, é feito o contato com os familiares para estimular o envio das cartas.

“Esperamos que esteja tudo bem por aí. Aqui fora estamos todos bem, graças a Deus. Sempre orando e com muita fé pela senhora. Preparamos uma surpresa para que você saiba que não está sozinha nessa. Sabemos que você é forte, mas é preciso autocontrole para segurar as emoções. Em breve você estará conosco”. Assim inicia a carta escrita pelos seis filhos de Geruza Nunes Machado, de 62 anos.

A mãe ficou super emocionada
📷 A mãe ficou super emocionada |Divulgação

Entre os que se dedicaram para mandar um recado afetuoso para a mãe está Manoel Machado Viana. “A minha mãe é o meu amor. Quando a assistente social me disse que poderia enviar uma carta para ela no dia das mães eu mobilizei os meus irmãos nos grupos e eles também mandaram o depoimento deles. Sinto saudade da minha mãe, mas estou mais preocupado. Eu espero que com a carta ela se sinta mais feliz, melhore e retorne logo para casa”, diz ele, que atua como lixador em Marituba, Região Metropolitana de Belém.

Feliz com a carta, a professora lembra que a relação com os filhos sempre foi muito leve. “Eu sou amiga dos meus filhos. A nossa relação foi construída exatamente assim. Eu agradeço por todos eles estarem na minha vida”, comenta.

Ansiosa pela volta para casa, a idosa deixa um recado afetuoso e para tranquilizar os filhos. “É importante que vocês permaneçam se cuidando. Eu amo muito vocês e logo estarei de volta em casa. Obrigado a cada um por mandar a carta para mim neste momento. Foi ótimo para perceber que não estou sozinha, eu tenho vocês”, diz Geruza Nunes.

O Hospital de Campanha do Hangar conta com 150 leitos de UTI e 270 leitos de enfermaria. Neste momento, são atendidos 172 pacientes e a taxa de ocupação é de 41%.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias