plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ENCHENTES

Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 

Maior pico das cheias foi em 2009, seguido por 2012 e agora em 2021.

Imagem ilustrativa da notícia Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência  camera Muitas famílias já abandonaram as suas casas. | Reprodução

O período do chamado (inverno amazônico) além das chuvas de todos os dias tem também as cheias dos rios que cortam a maior floresta tropical do mundo. Os impactos são sentidos em várias cidades.

Assim é em Juruti, município do oeste paraense, que mesmo com número abaixo do pico já atingido, a cheia no Rio Amazonas tem preocupado moradores.

A prefeitura já decretou situação de emergência no município, por causa da cheia que vem afetando principalmente as comunidades ribeirinhas de Juruti. Equipes da Defesa Civil têm percorrido as áreas mais prejudicadas, como a Vila de Juruti Velho, onde várias casas ficaram alagadas.

Cerca de 400 famílias atingidas pelas enchentes já foram cadastradas para receberem cestas básicas e madeira para melhorar a estrutura das casas. Outras 50 famílias já saíram de suas residências e estão nas de parentes provisoriamente.

Segundo a Defesa Civil de Juruti, o nível do rio Amazonas subiu 11,68 metros. São 16 centímetros abaixo da maior enchente no município ocorrida em 2009, quando o nível do rio chegou a 11,84 metros.

Além da zona rural, a cheia do rio também atingiu áreas próximas a sede do município, que fica na margem do rio Amazonas.

A prefeitura do município aguarda a homologação do Decreto de Situação de Emergência pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e desta forma conseguir recursos financeiros para ajudar as famílias desabrigadas e desalojadas.

Veja imagens:

Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 
📷 |Reprodução
Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 
📷 |re
Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 
📷 |Reprodução
Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias