plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COMBATE À COVID-19

Vilão de Star Wars estará no Hospital Oncológico em Belém

A aparição de uma das personagens do filme fará parte da ação lúdica de sensibilização alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Imagem ilustrativa da notícia Vilão de Star Wars estará no Hospital Oncológico em Belém camera A aparição de personagens do filme Guerras nas Estrelas deve fazer parte da ação lúdica de sensibilização do Oncológico Infantil sobre os perigos da não higienização as mãos. | Divulgação/Pró-Saúde

As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos ao corpo, os quais podem afetar a saúde humana. Higienizá-las é uma medida que previne a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde e salva vidas.

Na próxima quarta-feira (05), é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Para reforçar a importância do tema na sociedade, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, unidade do Governo do Estado, gerenciado pela Pró-Saúde, desenvolverá ações educativas alusivas ao dia comemorativo.

A aparição de uma das personagens do filme Guerras nas Estrelas, o vilão Darth Vader, deve fazer parte da ação lúdica de sensibilização do Oncológico Infantil sobre os perigos da não higienização as mãos.

Higienizar as mãos é uma das seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde. Este ato é uma atitude que, sem dúvida, aprimora a qualidade dos serviços assistenciais.

A médica infectologista do Serviço de Combate à Infecção Hospitalar (SCIH) do Oncológico Infantil, Ilce Menezes, destaca a relevância dessa prática para os profissionais de saúde, que também serão envolvidos na ação.

“Com a ocorrência da pandemia do novo coronavírus, ficou evidente a importância da higienização das mãos no impacto da prevenção de infecções, sendo esta medida ressaltada, ainda mais, pelas autoridades sanitárias. Pois, além de proteger o paciente contra a transmissão de micro-organismos veiculados pelas mãos, garante também a segurança dos profissionais de saúde que prestam os cuidados.”

“As razões de se higienizar as mãos é que, além de proteger o paciente contra microrganismos potencialmente letais que estão presentes nas mãos ou na pele do paciente, protege o profissional de saúde e o ambiente hospitalar em que ele atua”, acrescenta a infectologista sobre os principais perigos de contaminação provocados pela falta de atenção à higienização.

Adrielle Monteiro, enfermeira da Pró-Saúde no SCIH, destaca a importância do tema e da estratégia planejada para o evento. “Abordaremos uma das principais medidas preventivas - a higienização das mãos. O interessante é que o lúdico tem uma força incrível em atrair a atenção das pessoas e, neste caso, é algo necessário, principalmente dentro do contexto hospitalar. Planejamos com todo cuidado, pois sempre fazemos a melhor entrega para os nossos profissionais e usuários dos serviços do hospital. Quando eu higienizo as minhas mãos não me importo somente comigo, mas com o outro também”, afirma a enfermeira.

*Vilão no cinema, “mocinho” na prevenção*

Mattheus Carvalho, enfermeiro do SCIH do hospital, conta que ele e os colegas de sua equipe de trabalho tiveram a ideia de que uma caracterização seria bem interessante e daria um tom de descontração.

“Foi aí que pensei em usar alguns acessórios do vilão, tudo para garantir a atenção do público para o tema”, revela.

O enfermeiro explica o motivo da escolha em “protagonizar” o papel do vilão na ação educativa. “Ele usa máscara, mantém o distanciamento e ainda usa luvas, significa que tem total preocupação com a proteção. Então, podemos dizer que, nesse contexto, ele se torna 'mocinho' em nos ajudar nessa nossa importante missão”, acrescentou.

Na “batalha” de conscientizar pacientes e seus acompanhantes que utilizam os serviços ambulatoriais do hospital, o enfermeiro caracterizado de Darth Vader executa uma atividade pedagógica que conta com o uso de um gel simulador de contaminações, utilizado em treinamento. Será feita uma demonstração do produto na região das mãos, friccionando-o entre dedos, unhas e pulso, mostrando como higienizar as mãos corretamente.

O enfermeiro Mattheus Carvalho diz que o clímax da ação será atingido com o uso do sabre de luz, objeto semelhante a uma espada, de energia ficcional, destaque no universo de Star Wars. A “espada” terá luz ultra violeta, popularmente conhecida como luz negra. “O uso desse recurso deixa as crianças animadas, até o adulto fica assim, quando vê o exemplo de que a higienização não feita de modo correto. A ideia é mostrar que houve falha na hora da higienização”, antecipa.

Uma “caixa mágica” também será utilizada no setor de Triagem do hospital. A estratégica pedagógica envolverá a população que busca os serviços na unidade hospitalar. A caixa também expõe sob luz negra como ficam as mãos quando a higienização não é feita de forma correta, indicando que não houve a eliminação de micro-organismos presentes na pele; os pontos onde ocorreram falhas na lavagem ficam em evidência.

Para redobrar a prática de higienização, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) implantou, em junho de 2020, o Time Guardiões dos Maninhos, iniciativa que empodera a equipe para os cuidados rigorosos com a limpeza das mãos e, principalmente, alavanca a prática e o fortalecimento dos cuidados desempenhados pela equipe, proporcionando um atendimento seguro, diminuindo riscos e reforçando a cultura hospitalar da higienização das mãos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias