plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMBATE À COVID-19

Julho chegando: seja fiscal dentro da sua academia

Academias investem para manter segurança aos clientes, mas esses também podem ajudar o local livre da covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Julho chegando: seja fiscal dentro da sua academia camera Frequentadores das academias são obrigados a usar máscaras e manter distanciamento | Celso Rodrigues

A mudança de bandeiramento na Região Metropolitana de Belém, que permite a retomada das atividades físicas, individuais e coletivas, em áreas livres e academias, agradou a comunidade adepta da vida saudável. Praças, áreas livres e academia já experimentam o aumento na quantidade de alunos e frequentadores, mas é preciso ter em mente alguns cuidados, para não fazer do retorno um novo foco de contaminações da covid-19.

É desta forma que uma academia de musculação tem aproveitado a nova fase. O local fez uma série de modificações em segurança, espaçamento e cuidados individuais. O gerente da unidade, Gabriel Bastos, explica que, para receber a comunidade, foi necessário um amplo trabalho de reordenamento, inclusão de novas áreas e o principal, o agendamento para evitar filas e aglomerações no espaço.

“Desde que reabrimos, temos esse cuidado em passar segurança aos clientes. Cada aparelho possui 1,5 metros de distanciamento entre eles. Tínhamos uma área exclusiva para musculação. Nosso terceiro andar era ginastica e tatame. O que fizemos? Aumentamos o espaçamento entre os aparelhos e acho que somos uma das poucas academias que não precisou fechar equipamentos”, diz.

Hoje, a academia pode receber até 103 pessoas por hora. “Usamos outras estratégias também, como ofertar atividades em outros ambientes, enquanto um ambiente fica mais livre. Isso torna o trabalho bem dinâmico. Criamos uma aula específica para cárdio. O aluno agenda o horário de aula e tem um tempo limite para entrar e realizar sua atividade. Um treino de 40 minutos é suficiente e até melhor que mais de uma hora. O nosso agendamento também vale para as aulas coletivas”, complementa.

O empresário Vitor Miranda, 53 anos, diz que se sente à vontade e seguro no ambiente, sem contar a praticidade e estrutura adequada que a academia oferece. “A gente cria um hábito diário, e quando esse hábito é interrompido, é preciso arrumar outros meios, mas nada é igual a academia. E aqui eu me sinto seguro, pois vejo o cuidado dos funcionários, da equipe. Então acho que os cuidados estão sendo tomados e é importante manter essa linha, já que estamos aqui cuidando da saúde”, revela.

PORTAL

Além das academias, os praticantes de modalidades esportivas também frequentam áreas públicas da capital. Portal da Amazônia, a movimentação de professores e esportistas é grande. Uma das aulas é ministrada pelo profissional de Educação Física Paulo Henrique Alcântara, 27. Ele é personal e instrutor de treinos funcionais. É no Portal da Amazônia que seus alunos praticam diariamente os cuidados com a saúde, não sem algumas regras para os cerca de 10 alunos. “Nós voltamos agora. Durante um tempo os alunos tiveram alguma dificuldade para se adaptar às necessidades impostas com o bandeiramento. Procuramos manter o distanciamento, sempre trago álcool para higienização dos alunos. Antes era permitido fazer atividades com duas duplas. Hoje, com a mudança, nós voltamos a readequar nosso trabalho e desde então tem sido assim”, conta.

CUIDADOS SIMPLES

Por outro lado, para quem frequenta as academias e sabe da necessidade de manter os cuidados para que não haja contaminações, os próprios usuários podem ser os fiscais dentro dos espaços. Para isso é só ficar de olho nas dicas e se ver algo errado cobrar.

1 - Uso de máscara. Vá com a sua e esteja de olho nos demais frequentadores. Qualquer descuido pode trazer sérias consequências.

2 - Disponibilidade de álcool gel e água e sabão. Exija esses materiais de limpeza na academia e de preferência bem acessível a todos.

3 - Espaço de 1,5 metros mínimos entre aparelhos. As academias são obrigadas a cumprir.

4 - Menos aglomeração. Se a academia estiver descumprindo a lotação determinada pelas autoridades procure a gerência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias