plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Choveu e está na rua? Cuidado com raios e outros perigos 

Atenção deve ser redobrada porque um “abrigo” também pode apresentar perigo.

Imagem ilustrativa da notícia Choveu e está na rua? Cuidado com raios e outros perigos  camera Cuidados devem ser reforçados em dias de chuva, para evitar acidentes graves ou até fatais. | Arquivo/Ag. Pará

Quem nunca pegou um toró no meio na rua, andando ou dentro de um carro, pela capital paraense, né? Em dias de chuva, todo o cuidado é pouco e a atenção deve ser reforçada para evitar acidentes graves ou até fatais.

Engasga com saliva? O que pode ser? Entenda o problema!

Pele, estômago e respiração; veja as utilidades da Copaíba

Sofre com ansiedade? Veja quais alimentos podem combater

Você sabe como se proteger e garantir a sua segurança quando estiver na rua em dias de chuva? Para te ajudar, veja as dicas preventivas elaboradas pela concessionária de energia que opera no Pará.

1 - Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, mastros e locais elevados;

2 - Evite encostar em grades e objetos metálicos. Não se abrigue em lugares descampados, que se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios;

3 - Se observar fios caídos, não se aproxime;

4 - Se, devido a ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, galhos de árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Fique longe dos fios!

Cuidado com as árvores e fios elétricos

O executivo da área de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, ressalta que muitas vezes, as precipitações vêm acompanhadas de ventos fortes e raios, que podem causar danos externos e afetar a rede elétrica. Seja na zona urbana ou rural, ele orienta sempre ficar longe das árvores.

“É muito comum as pessoas correrem, pararem carro ou moto debaixo de árvores durante a chuva, em busca de abrigo, por desconhecerem os riscos, e isso não é aconselhável haja vista que muitas delas podem esconder troncos e raízes corroídas por doenças ou insetos, o que podem estar sujeitas a quedas em dias de ventania e tempestades”, explica.

O aconselhável, segundo o executivo, é procurar uma casa de alvenaria ou o interior de um carro. Em zonas rurais, especificamente, onde há um número maior de cercas, a dica é tentar não se aproximar delas.

Colidiu contra um poste durante a chuva? O executivo orienta, seja condutor ou passageiros, a não sair do carro se houver fio elétrico sobre ele, pois podem tomar um choque se tocar o chão e o carro ao mesmo tempo, pois pode ocorrer um curto-circuito.

Outro alerta do executivo é jamais entrar em áreas alagadas que tenham poste ou qualquer outro equipamento da rede elétrica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias