plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIA DO LIVRO

A importância da leitura na vida das pessoas

O Dia Mundial do Livro foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.

Imagem ilustrativa da notícia A importância da leitura na vida das pessoas camera Ana Claudia incentiva a filha, Ana Clara, a ler desde criança. | Arquivo pessoal

Quando criança, historinhas e desenhos. Na adolescência, livro de descobertas, na vida escolar, atividades extracurriculares e preparação para o vestibular. Quando adultos, ah, uma infinita variedades para escolher. Seja romance, ficção, política, ou qualquer outro assunto, são através dos livros que é possível adquirir conhecimentos e aprimorar o lado intelectual, ampliando o vocabulário.

Fundamental desde o primeiro ano de vida, os livros infantis são extremamente necessários para o desenvolvimento intelectual das crianças, sendo essenciais até mesmo antes da alfabetização.

E que momento bom poder sentar com o filho e contar aquela velha história dos três porquinhos ou das princesas, que também fez parte da sua infância. E no Dia do Livro, celebrado nesta sexta-feira (23), a propagandista Cláudia Martins sabe a importância da leitura na vida da filha Ana Clara, de três anos. “Fico impressionada o quanto ela se interessa por livros. Ela ainda não sabe ler, mas pega os livros e vai olhando os desenhos e inventando uma história da cabeça dela. Isso estimula o desenvolvimento dela”, conta.

Mesmo cansada do dia-a-dia corrido, Cláudia Martins diz que não deixa de sentar com a filha e contar histórias. “Pego livros de quando eu era criança, historinhas que eu gostava, e conto pra ela. Mas eu me derreto quando estamos deitadas para dormir e ela diz: ‘mamãe, agora é a minha vez de ler a historinha pra você dormir’. E, como ela não sabe ler, começa inventar as historinhas”, completa.

Ela diz que quer continuar incentivando a filha a ler, pois sabe a importância da leitura na vida intelectual de todas as pessoas. “Hoje em dia percebemos que muitas crianças não têm mais esse hábito de ler os livros, devido a tecnologia. Minha filha usa celular para ver desenhos, mas não deixo de incentivar que ela folhei os livros, escute eu contando historinhas já que ela ainda não sabe ler e, no futuro, ela mesma possa ler seus próprios livros”, finaliza.

Sobre

O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias