Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
DIA DO LIVRO

A importância da leitura na vida das pessoas

O Dia Mundial do Livro foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.

sexta-feira, 23/04/2021, 21:45 - Atualizado em 23/04/2021, 21:45 - Autor: ANA PAULA AZEVEDO COSTA


Ana Claudia incentiva a filha, Ana Clara, a ler desde criança.
Ana Claudia incentiva a filha, Ana Clara, a ler desde criança. | Arquivo pessoal

Quando criança, historinhas e desenhos. Na adolescência, livro de descobertas, na vida escolar, atividades extracurriculares e preparação para o vestibular. Quando adultos, ah, uma infinita variedades para escolher. Seja romance, ficção, política, ou qualquer outro assunto, são através dos livros que é possível adquirir conhecimentos e aprimorar o lado intelectual, ampliando o vocabulário.

Fundamental desde o primeiro ano de vida, os livros infantis são extremamente necessários para o desenvolvimento intelectual das crianças, sendo essenciais até mesmo antes da alfabetização.

E que momento bom poder sentar com o filho e contar aquela velha história dos três porquinhos ou das princesas, que também fez parte da sua infância. E no Dia do Livro, celebrado nesta sexta-feira (23), a propagandista Cláudia Martins sabe a importância da leitura na vida da filha Ana Clara, de três anos. “Fico impressionada o quanto ela se interessa por livros. Ela ainda não sabe ler, mas pega os livros e vai olhando os desenhos e inventando uma história da cabeça dela. Isso estimula o desenvolvimento dela”, conta.


Mesmo cansada do dia-a-dia corrido, Cláudia Martins diz que não deixa de sentar com a filha e contar histórias. “Pego livros de quando eu era criança, historinhas que eu gostava, e conto pra ela. Mas eu me derreto quando estamos deitadas para dormir e ela diz: ‘mamãe, agora é a minha vez de ler a historinha pra você dormir’. E, como ela não sabe ler, começa inventar as historinhas”, completa.

Ela diz que quer continuar incentivando a filha a ler, pois sabe a importância da leitura na vida intelectual de todas as pessoas. “Hoje em dia percebemos que muitas crianças não têm mais esse hábito de ler os livros, devido a tecnologia. Minha filha usa celular para ver desenhos, mas não deixo de incentivar que ela folhei os livros, escute eu contando historinhas já que ela ainda não sabe ler e, no futuro, ela mesma possa ler seus próprios livros”, finaliza. 

Sobre 

O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS