plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SANTO GUERREIRO

Devotos driblam pandemia para homenagear São Jorge

católicos e umbandistas tiveram que adaptar suas celebrações ao santo por conta da pandemia da covid-19, em Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Devotos driblam pandemia para homenagear São Jorge camera São Jorge é bastante cultuado pela igreja católica em todo o mundo | Divulgação

Santo popular na igreja católica e na cultura afro, São Jorge, o santo guerreiro é bastante reverenciado pelos devotos de todo o mundo. O santo é considerado um dos mártires desde o período de perseguição aos cristãos.

Nesta sexta-feira (23), dia dedicado a São Jorge, católicos e umbandistas tiveram que adaptar suas homenagens ao santo por conta da pandemia da covid-19, em Belém.

Na igreja dedicada ao santo, no bairro da Marambaia na capital paraense uma programação está sendo preparada para receber os devotos, de acordo com as regras de combate a pandemia da covid-19, como distanciamento social e uso de máscara.

Para isso, a igreja terá cinco missas para homenagear São Jorge as 7h, 10h, 12h, 15h e 19h, sendo a última sendo celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. A festividade em honra ao santo considerado padroeiro dos soldados e cavaleiros.

São Jorge para os umbandistas é conhecido como Ogum, orixá associado à guerra e ao fogo. Sua figura é representada como um guerreiro e por isso a associação com a figura do santo da igreja católica e as homenagens a Ogum serão feitas de forma restrita, por conta da covid-19.

“Todos os anos se faz uma homenagem para o santo e para a entidade. Todos os anos fazemos esta festa a São Jorge, conhecido como Ogum. Este ano iremos fazer nossa homenagem simples, mas o importante é a fé”, destaca o pai Paulinho de Ogum.

São Jorge é cultuado em vários locais do mundo: no Brasil, o “santo guerreiro” é homenageado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com direito a feriado municipal estabelecido em projeto de lei.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias