plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Feriado é dia de vacinação em Belém; veja onde!

Em Belém, procura por reforço na imunização tem sido mais baixa, diminuindo proteção. Calendário para acima de 60 anos continua até amanhã

Imagem ilustrativa da notícia Feriado é dia de vacinação em Belém; veja onde! camera Mesmo com grande movimentação, atendimento é considerado tranquilo nos postos da capital | Mauro Angelo/Diário do Pará

Seguindo o cronograma municipal de vacinação contra a Covid-19, ontem foi a vez dos idosos com 65 e 64 anos receberem a segunda dose da Coronavac. O novo calendário montado pela Prefeitura de Belém segue até esta quinta-feira (22). Hoje, os nascidos em 1960 são chamados para comparecer aos postos para receber o reforço do imunizante produzido pelo instituto Butantan.

Assim como em outros dias, os postos de atendimento registraram grande movimentação durante toda a manhã de ontem (20). No lado de fora da sede social do Cassazum, localizado no bairro do Marco, uma fila de pessoas que chegavam a pé começou a se formar antes das nove horas. Quem optou por ir de carro também teve que esperar na fila do drive-thru.

No espaço, cada atendimento levava em média 10 minutos do preenchimento do cartão de vacinação até a aplicação da dose. “Mesmo com essa movimentação maior o atendimento está sendo bem rápido, tem muitas pessoas trabalhando e auxiliando. Consegui tomar minha segunda dose sem nenhum problema e agora é esperar que outras pessoas também consigam sentir esse alívio que é estar um pouco mais protegido”, disse Raimundo Nonato, 64 anos.

SEGUNDA DOSE

O diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Belém (Sesma), Cláudio Salgado, reforça a importância da segunda dose no processo de imunização. “É extremamente importante buscar a segunda dose porque a eficácia prometida pelos fabricantes dos imunizantes foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações. Assim, além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose ajuda a prolongá-la”, explica.

Segundo o diretor, no caso da Coronavac quem completa as duas doses passa a ter uma imunização de 50,38% de eficácia contra a Covid-19. Já a Astrazênica tem 76% de eficácia contra a Covid, quando aplicada às duas doses. “Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses, e acaba não contribuindo tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2. Esse é um problema ainda maior em um cenário onde a maioria das pessoas segue sem acesso aos imunizantes. Por tudo isso, é extremamente importante as pessoas comparecem aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose”, orienta.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) revelaram que, do total de 1.318.827 doses aplicadas até as 12h de ontem, em todo o Pará, apenas 370.805 pessoas haviam procurado os postos de vacinação para receber o reforço dos imunizantes. O número corresponde apenas a 19,9% da cobertura total do público contemplado.

Para receber a segunda dose da vacina é necessário apresentar em qualquer um dos postos de atendimento da capital, o cartão de vacinação emitido no dia da primeira dose. O horário de atendimento segue das 9h às 17h. A Sesma pede ainda que os imunizados com a vacina da Astrazeneca, nascidos em 1958 e 1959, retornem aos postos de vacinação somente no dia 16 de junho para tomar a segunda dose.

Serviço

Confira o calendário de vacina em Belém:

- 21 de abril (Idosos nascidos em 1960);

- 22 de abril (Idosos de 60 anos).

VEJA MAIS!

Onde vacinar:

1. Aldeia Cabana. Avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira. Drive-thru e a pé;

2. Base Naval de Val de Cans, na Arthur Bernardes, com entrada pelo portão do Núcleo de Assistência Social (NAS), drive-thru. A pé, entrada pelo portão da Odontoclínica;

3. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco. Drive-thru e a pé;

4. COAGB, antigo T1, na avenida Júlio César, a pé;

5. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha. Somente a pé;

6. Comando Geral dos Bombeiros, esquina da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral, a pé;

7. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;

8. Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rotary, bairro da Condor.

9. Estacionamento das obras sociais da Basílica. Entrada pela Gentil Bittencourt, bairro de Nazaré. Somente drive-thru;

10. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré. Drive-thru e a pé;

11. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;

12. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso, a pé.

13. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. Drive-thru e a pé;

14. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;

15. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro- Icoaraci. a pé;

16. Mosqueiro – Catedral Universal – Praça do Carananduba. a pé;

17. Mosqueiro - Escola Dr. Lauro Chaves Avenida Beira mar s/n - Baía do sol;

18. Mosqueiro - Escola Honorato Filgueira – Rua Siqueira Mendes 150, Maracajá – a pé;

19. Mosqueiro - Escola Padre Eduardo - Rua do Pouso, S/ N -Aeroporto

20. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci. a pé;

21. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287. Drive-thru e a pé;

22. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. Drive-thru e a pé;

23. Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. Drive-thru e a pé.

BALANÇO

VACINAÇÃO NO PARÁ

Das 1.617.590 doses de vacinas enviadas pelo Governo Federal, o Estado do Pará já aplicou 1.340.881. Só da primeira dose, já foram contabilizadas 952.762 aplicações, ou 84,42%, enquanto outras 388.119 mil unidades da segunda dose foram destinadas aos públicos prioritários os 144 municípios do Estado. As informações prestadas no vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), também mostram que a aplicação das vacinas entre as cidades possui discrepâncias evidentes. No município de Jacareacanga, por exemplo, o número total de pessoas contempladas na 1ª e 2ª fase é de 5.559, mas a vacinação chegou até 2.387 pessoas, ou 22,04% da população.

Em contrapartida, cidades como Soure, que contabiliza 2.821 pessoas previstas nas duas fases, já aplicaram 3.958, o que representa uma cobertura de 123,42%, divididos em 3.084 1ª na dose e 874 na 2ª dose. Em seguida, vem Faro, com cobertura de 102,76%, Benevides (92,65%), Ananindeua (84,90%), São Sebastião da Boa Vista (83,63%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias