plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
"CNH PAI D'ÉGUA"

CNH gratuita para jovens de baixa renda é aprovada na Alepa

O projeto "CNH Pai D'Égua", de iniciativa do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade no plenário da Alepa.

Imagem ilustrativa da notícia CNH gratuita para jovens de baixa renda é aprovada na Alepa camera Entre os critérios para se inscrever no "CNH Pai D'Égua" estão: ter 18 anos completos na data do requerimento; ser penalmente imputável; está inscrito no Cadastro Único para Programas Socias do Governo Federal (CadÚnico) | Marcello Casal (Agência Brasil)

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o desejo de muitos jovens. Além da liberdade para se locomover, a carteira de motorista pode abrir portas no mercado de trabalho.

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou por unanimidade, na sessão de hoje (20), o projeto de lei que elabora o programa CNH Pai D’égua, de iniciativa do Poder Executivo. O programa prevê a emissão do documento a jovens de baixa renda.

O programa será coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), que usará recursos próprios para sua realização. Será concedido gratuitamente aos aprovados no respectivo processo de habilitação/inscrição: primeira habilitação (Permissão para Dirigir) nas categoria "A" ou "B"; primeira habilitação (Permissão para Dirigir) nas categorias "AB"; mudança de categoria/adição de atividade remunerada de "B" para "C", "B" para "D" e de "C" para "D"; e adição de categoria "A" ou "B"

Será reservado dez por cento do total das vagas ofertadas por modalidades para a obtenção da CNH Especial para pessoa com deficiência (PcD) legalmente assim reconhecida, que se enquadre nos requisitos exigidos pelo programa.

Os beneficiados no "CNH Pai D'Égua" ficarão dispensados do pagamento das taxas: inclusão do RENACH, da primeira via da categoria "A" ou "B", adição de categoria "A" ou "B", mudança de categoria de "B" para "C", "B" para "D" e de "C" para "D"; licença para aprendizagem e agendamento teórico; exames de aptidão física, mental e psicológica; cursos teórico-técnicos; e de prática de direção veicular, bem como das aulas ministradas em simulador de direção, quando exigidas por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para ter direito, o jovem precisa ser aprovado no respectivo processo de habilitação/inscrição nas modalidades 1ª habilitação, mudança de categoria e adição de categoria.

Quem pode se inscrever?

Entre os critérios para se inscrever no "CNH Pai D'Égua" estão: ter 18 anos completos na data do requerimento; ser penalmente imputável; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Socias do Governo Federal (CadÚnico), possuir curso fundamental com certificado ou declaração reconhecido por órgão da área de educação; não ter sofrido, nos 12 meses que antecedem a inscrição no programa, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias