plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
JEITINHO

Usar de "pagamento de conselho" para se vacinar é errado

Casos vem se repetindo em várias cidades e a pergunta que não quer calar: há como denunciar o "fura-fila" da vacina?

Imagem ilustrativa da notícia Usar de "pagamento de conselho" para se vacinar é errado camera Conselhos e faculdades começaram a vacinar em abril | Pedro Guerreiro/Ag Pará

De acordo com o último Boletim Covid-19, da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará), no Estado já são 451.192 casos e 11.900 óbitos pela doença. O “pingo” de esperança de muitas pessoas é a vacinação, e a corrida pelo imunizante tem gerado situações bizarras, e porque não dizer: criminosas.

Sem ao menos estarem em grupos atendidos pelo Plano Nacional de Vacinação, muitas pessoas estão usufruindo da possibilidade de se vacinar para tomar o imunizante. Como foi o caso da influencer Geruza Fonseca, queainda recebe criticas na web.

Conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNV), nesta fase trabalhadores dos serviços de saúde que “atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais” serão vacinados. Basta comprovar “a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde”. Nesse caso, os conselhos de saúde comprovam que o profissional está ativo no mercado por ele pagar a anuidade da instituição.

Assim como as universidades, que comprovam que o aluno que está se formando já esteja comprimindo a carga estabelecida para estágio.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi informado que o órgão só é responsável por passar as doses para os conselhos e que “quem define quem vai ser vacinado são os conselhos e faculdades”. A secretaria informou ainda que não cabe a ela punir quem usou desse recurso para se vacinar, e que essas instituições “são independentes, mas que possuem conselhos de ética e podem instaurar uma investigação”.

O DOL entrou também em contato com o MPPA (Ministério Público do Estado do Pará) para saber como a pessoa pode ser punida neste caso e aonde deve ser feito denúncia em relação as pessoas que tomaram vacina dessa forma e aguarda resposta.

CONDUTA MORAL

Falta de empatia e compaixão a quem de fato faz parte dos grupos prioritários, que a vacinação se encontra, o ato de vacinar sem estar apto é falta de conduta moral (modo de se comportar moralmente, de agir respeitando certos preceitos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias