plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
"NASCEU!"

Saiba como a Santa Casa consegue fazer 1 parto a cada hora

Maior Maternidade do Norte do Brasil realizou ano passado 8.620 partos. Um média de 718 partos por mês. 24 por dia. Ou seja, uma criança nasce a cada hora na Santa Casa de Misericórdia do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como a Santa Casa consegue fazer 1 parto a cada hora camera Em 2020, a Santa Casa do Pará realizou 8.620 partos com o auxílio desses profissionais. | Santa Casa

Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa "ficar ao lado de". Por isso, os médicos e enfermeiros obstetras são literalmente pessoas que ficam do lado, que aconselham e acompanham a saúde da mulher antes da gravidez, durante a gestação e o parto, assim como no pós-parto. Em 2020, a Santa Casa do Pará realizou 8.620 partos com o auxílio desses profissionais.

Levando em conta esta estatística, é possível afirmar que a maior maternidade do Norte do Brasil tem uma média de 718 partos por mês. 24 por dia. Ou seja, uma criança nasce a cada hora na Santa Casa de Misericórdia do Pará.

DESAFIOS DIÁRIOS

O médico obstetra José Fonseca falou dos desafios diários da obstetrícia e destacou que o diferencial da Santa Casa é atender gestantes de alto risco de todo Estado. “Os desafios são diários, a gente sempre busca fazer o melhor, assistir a paciente e o bebê evitando complicações e garantindo saúde e segurança. A obstetrícia é uma missão pela qual promovemos a vida, e na Santa Casa a experiência é diferenciada, pois atendemos gestantes que vêm de todas as regiões do Estado, com situações diversas”.

Jhonatan é o primeiro filho de Jenniffer Cristina dos Santos Cardoso, 21 anos, moradora do bairro do Aurá, em Ananindeua. Ele nasceu de parto cesariano no início da tarde desta segunda-feira, 12 de abril, pesando 3,205 Kg. Jenniffer contou que estava fazendo o pré-natal no posto de saúde do bairro, mas na última madrugada passou mal e foi para o Hospital Anita Gerosa, e ao chegar lá foi encaminhada para a Santa Casa. “Fui muito bem acolhida por todos assim que cheguei na Santa Casa. Não demorou quase nada para me atenderem e me senti confortável e segura com o acolhimento recebido. Considero excelente o atendimento daqui”.

DEDICAÇÃO INTEGRAL

Para a médica obstetra Thaíse Bezerra, a obstetrícia é tanto a dedicação integral do profissional quanto a entrega da paciente. “Posso dizer que a obstetrícia é uma área que a gente vê de tudo. A Santa Casa é uma escola da vida. E aqui temos suporte de verdade”, exclama a médica.

A coordenadora do Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) da Santa Casa, Luzia Santana, falou da importância da enfermagem obstétrica no atendimento às gestantes, e disse que tem satisfação em ver o resultado do trabalho conjunto da equipe multiprofissional na assistência às gestantes. “A enfermagem obstétrica tem um importante papel no processo de gestação, no parto e nascimento porque tem oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e todas as evidências científicas em prol do bem-estar da mãe e do bebê. Cada nascimento é uma experiência nova para mãe, mesmo que ela já tenha tido dez filhos, e pra gente também. A gente tem um orgulho muito grande de poder trabalhar, na melhor maternidade do Estado, acolhemos mulheres de vários municípios atendendo às suas necessidades, olhando cada uma como um ser único”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias