plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SUOR

Calor deve continuar forte nos próximos dias na capital

A previsão do Inmet-Pará é de que as temperaturas máximas continuem acima dos 32°C nos próximos dias

Imagem ilustrativa da notícia Calor
deve continuar forte nos próximos dias na capital camera Nas redes sociais, internautas levaram o clima na zoeira | Reprodução/Twitter

O termômetro marcava exatos 33°C no painel de temperatura instalado na esquina da avenida Brigadeiro Protásio com a Doutor Freitas, no bairro do Marco, em Belém, por volta das 14h30 de ontem (8).

Quem estava acostumado com temperaturas mais amenas observadas no mês passado, com máximas oscilando entre 27°C e 28°C e mínima em 23°C, certamente, percebeu essa elevação de temperatura na Região Metropolitana de Belém nos últimos dias.

Nos cinco primeiros dias deste mês ocorreram chuvas com um volume pluviométrico de 102 milímetros, o equivalente a 102 litros de chuva para cada metro quadrado da região.

Nos dias 6 e 7 o sol predominou com o céu totalmente claro, sem nebulosidade, o que possibilitou a ocorrência de altas temperaturas associadas à atuação de massas de ar seco.

No dia 6 a temperatura alcançou 34.4°C e no dia seguinte chegou a 35.2°C, conforme o levantamento feito pelo Inmet-Pará.

Devido a presença da massa de ar seco, a previsão do Inmet-Pará é de que as temperaturas máximas continuem acima dos 32°C nos próximos dias, não somente na Região Metropolitana, mas em outras regiões do Estado, a exemplo do Baixo Tocantins, sul e sudeste.

Mas a temperatura na casa dos 35°C é um fato incomum para o mês de abril, já que costuma ser observada com mais frequência entre maio e junho, conforme pontuou o diretor do Instituto, José Raimundo Abreu.

Na tarde de ontem ocorreu uma pancada de chuva rápida que acrescentou mais 14.8 milímetros para março, cuja média histórica calculada para o mês nos últimos 30 anos é de 424.3 milímetros. E, segundo José Raimundo, foi um volume baixo de chuva, porém com muito vento, que chegou a 60km/h entre 15h e 16h.

“Houve vários relatos dessa rajada de vento, como em Ananindeua, na Cidade Nova, no Guamá e pelo centro de Belém. Isso ocorreu devido a uma linha de instabilidade que partiu da região litorânea do Pará, próximo ao Maranhão, e chegou até aqui. O encontro de uma nuvem gelada com o ar quente causa esse vento”, explicou Abreu. “Ainda vai ter muita chuva em abril. Mas é bem provável que este ano tenhamos muito calor pela forma em que os sistemas estão se desenhando. Com o céu mais límpido e claro vai passar mais radiação”, garantiu.

Segundo o diretor do Inmet, é possível que nos próximos dias ocorram pancadas de chuvas semelhantes à registrada ontem. “As chuvas podem ocorrer ao longo desses dias em forma de pancadas, entre os períodos da tarde e noite. Vamos ter dias ensolarados, mas no final da tarde pode ocorrer chuvas característica da região. Mas a partir do dia 12 terá um alinhamento da lua com o sol e a terra, e vai ter um impulso maior das águas. Com o aquecimento da superfície, vai formar linhas de instabilidade, o que pode gerar chuvas mais fortes de intensidade”, informou.

VENDA DE ÁGUA

Para os vendedores ambulantes de água mineral, o aumento da temperatura é motivo para comemorar. É o caso de Anderson Pinheiro, 28, que vendeu a última água que tinha no estoque antes das 15h de ontem. “Nos últimos dois dias vendi mais água do que nas semanas anteriores. Toda água que ofereço vendo logo. Antes eu precisava ficar até mais tarde pra vender tudo”, contou ele, que utilizava uma sombrinha para se proteger dos raios solares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias