Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
TRISTEZA

Dona da Churrascaria Rodeio, Josefa Fonseca, morre por Covid-19 em Belém

Missionária foi uma das sobreviventes de avião da Varig que caiu na Floresta Amazônica em 1989

segunda-feira, 15/03/2021, 09:31 - Atualizado em 15/03/2021, 09:29 - Autor: DOL


Josefa Fonseca era missionária e proprietária da Churrascaria Rodeio.
Josefa Fonseca era missionária e proprietária da Churrascaria Rodeio. | Reprodução

Faleceu na noite da última sexta-feira (12) Josefa Fonseca, missionária e proprietária da Churrascaria Rodeio, em virtude da Covid19. Fonseca foi uma das sobreviventes do voo 254 da Varig, vindo de São Paulo com destino a Belém, que caiu na densa Floresta Amazônica no dia 3 de setembro de 1989.

O acidente, que aconteceu há mais de 30 anos, ficou marcado por um pequeno detalhe que fez, entre outras coisas, toda a diferença: uma vírgula. A confusão aconteceu ao programarem os instrumentos do avião, que deveriam conter a rota 027,0º, e não “270º”, o que fez com que, ao invés de seguirem para o norte, acabaram indo para o oeste.

Assim, o que era para ter sido apenas 45 minutos de voo durou mais de 3 horas a ponto dos combustíveis acabarem, obrigando piloto e copiloto a um pouso forçado.

 

Acidente aconteceu em 3 de setembro de 1989
Acidente aconteceu em 3 de setembro de 1989 Reprodução/Folha de S. Paulo
 

Dos 54 ocupantes, 12 pessoas morreram em decorrência da queda e 17 ficaram feridas em estado grave. Piloto e copiloto sobreviveram.

Entre os pontos da investigação feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estiveram: falta de contato das equipes em terra com o avião após o atraso significativo; representação gráfica do plano de voo computadorizado inadequada; falta de planejamento dos pilotos e dificuldade de visualizar o solo em busca de pontos de referência e da cidade de Belém.

Ao final das investigações, os pilotos foram condenados à prisão, mas a pena foi convertida em multa e punição alternativa em virtude dos bons antecedentes que tinham.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS