Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
AJUDE E DOE!

Hemopa amplia atendimento para coleta de sangue no Pará; veja onde doar!

Durante a pandemia as doações registraram uma baixa de 11% no número de coletas de bolsas em todo o estado do Pará em 2020.

sábado, 13/03/2021, 08:26 - Atualizado em 13/03/2021, 08:39 - Autor: Agência Pará


Quem tomou Coronavac/Butantã ou AstraZeneca/Fiocruz precisa se atentar ao período de inaptidão.
Quem tomou Coronavac/Butantã ou AstraZeneca/Fiocruz precisa se atentar ao período de inaptidão. | Bruno Cecim/Ag Pará

Para reforçar o estoque de sangue do Pará, a Fundação Hemopa ampliou o atendimento ao público em algumas unidades de municípios paraenses e irá realizar coleta neste sábado (13). Os pontos em Belém, Castanhal, Marabá, Redenção e Santarém estarão abertos até o fim da tarde de hoje.

“Esta é uma estratégia para oferecer ao público um dia a mais, fora da rotina comercial, para que possam se deslocar ao Hemopa para efetuar a doação de sangue com tranqüilidade, sem a correria de trabalho. Estamos precisando abastecer os estoques todos os dias. A necessidade de bolsas de sangue é diária”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

Por causa do cenário de pandemia, a Fundação registrou uma baixa de 11% no número de coletas de bolsas em todo o estado do Pará em 2020. O movimento nas unidades de coleta continua abaixo do ideal. E as equipes de assistência social do Hemopa trabalham diariamente para a mobilização de doadores e grupos voluntários.

Critérios básicos para a doação de sangue:

 O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

• Pesar mais de 50 kg

• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

SERVIÇO

Veja os endereços e unidades da Fundação Hemopa que vão abrir neste sábado (13) para coleta de sangue.

- O Hemocentro de Belém fica na avenida Serzedelo Correa esquina com a rua dos Caripunas. O atendimento neste sábado será das 7h30 às 17h. Assim como na unidade de coleta Castanheira, no Km 1 da BR-316 – Pórtico de Belém.

- O Hemocentro de Santarém é na avenida Frei Vicente, 696, entre as Alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento neste sábado será das 7h30 às 17h.

- O Hemocentro de Castanhal é na travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, B-2 e B-3. O atendimento neste sábado será das 7h30 às 17h.

- O Hemocentro de Marabá é na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do INCRA). O atendimento neste sábado será das 7h30 às 15h.

- O Homenúcleo de Redenção é na Avenida Santa Tereza, S/N (Centro). O atendimento neste sábado será das  7h30 às 17h.

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS