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DIA DO CONSUMIDOR

Procon Pará realiza mutirão online para renegociação de dívidas. Saiba como participar!

A iniciativa alusiva Dia do Consumidor, em 15 de março, acontecerá de 15 a 31 de março

Imagem ilustrativa da notícia Procon Pará realiza mutirão online para renegociação de dívidas. Saiba como participar! camera Equipe do Procon em ação de orientação sobre os direitos do consumidor, iniciativa que é parte da rotina do órgão, em todo o Pará | Wagner Almeida/Ascom Sejudh

O Procon Pará promoverá um “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, entre os dias 15 e 31 de março, de forma virtual, por meio do site. A iniciativa em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor no dia 15 de março, reunirá a Associação Brasileira de Procons (Procon Brasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O Procon Pará é vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A ação dos órgãos de Defesa do Consumidor objetiva contribuir para o reestabelecimento do equilíbrio do orçamento familiar em razão de dividas e da necessidade das famílias manterem o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Acionada pelo Procon Pará, a Procon Brasil programou com a Febraban, a adesão das instituições financeiras, para viabilizar condições favoráveis ao pagamento dos débitos; ajustes do valor das parcelas; periodicidade dos pagamentos, redução dos juros e multas, isto é, mais condições para a quitação do débito de cidadãos com instituições financeiras.

"Poder negociar dívidas, com condições especiais, em um ambiente seguro na internet, por meio da Plataforma consumidor.gov, e principalmente, neste período de medidas restritivas, é ofertar ao consumidor paraense uma alternativa na busca do reequilíbrio das contas familiares, além de evitar que se tenha o nome negativado e, por fim, e riscos de saúde em eventos com aglomerações”, pontuou o diretor do Procon Pará, Luiz Cavalcante.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov. Ele receberá um login e senha, e deve relatar o seu problema, informando que quer participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato. São esses dados que facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Pará orienta ainda que o consumidor, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag #MutiraoProconsBrasil no seu relato à plataforma.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

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