Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
VACINÔMETRO

Municípios devem informar com rapidez o número de vacinas aplicadas contra Covid-19

A Sespa apela às Secretarias de Saúde dos 144 municípios paraenses que mantenham atualizado o sistema Vacinômetro.

quinta-feira, 11/03/2021, 21:10 - Atualizado em 11/03/2021, 21:20 - Autor: Agência Pará


O objetivo do Vacinômetro é tornar público, de forma transparente e imediata, o número de doses aplicadas de vacina no Estado.
O objetivo do Vacinômetro é tornar público, de forma transparente e imediata, o número de doses aplicadas de vacina no Estado. | Alex Ribeiro/Agência Pará

As Secretarias de Saúde dos 144 municípios do Pará devem informar, o mais rápido possível, o número de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, para que o sistema Vacinômetro se mantenha atualizado.

O apelo aos gestores municipais de Saúde foi feito pelo diretor de Epidemiologia Bruno Pinheiro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (11) no auditório da Sespa, em Belém, e transmitida por videoconferência para todos os municípios.

Segundo Bruno Pinheiro, o objetivo do Vacinômetro é tornar público, de forma transparente e imediata, o número de doses aplicadas de vacina no Estado, uma vez que a alimentação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) é mais lenta devido à quantidade de campos que devem ser preenchidos sobre cada pessoa vacinada.

“São 12 campos para preencher, e sabemos que os municípios enfrentam muitas dificuldades para realizar esse trabalho, tais como falta de recursos humanos e conectividade, ficando para ser feito em outro momento pelas equipes de profissionais”, explicou o gestor.

 

Alex Ribeiro/Agência Pará
 

Além de expor a situação detalhada da distribuição das doses e do andamento da vacinação contra a Covid-19 no Pará, Pinheiro mostrou as principais informações disponíveis no Vacinômetro, ressaltando que os dados em destaque se referem às doses aplicadas e informadas diretamente pelos municípios e, no detalhamento, os dados obtidos diretamente do SI-PNI, destacando os 20 municípios com maiores e menores desempenhos. “É do Vacinômetro que o Consórcio de Imprensa tira os dados que são divulgados nacionalmente, daí a importância de estarem atualizados”, enfatizou.

De acordo com o Vacinômetro, até o momento o governo do Estado distribuiu aos municípios 409.094 doses de vacina contra a Covid-19, das quais 317.571 foram aplicadas, sendo 243.091 como 1ª dose e 74.480 como 2ª dose.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS